Cadastro Bolsa Verde: Como se Inscrever e Ter Direito

Garante seu benefício financeiro com o Bolsa Verde. Clique aqui e aprenda como se inscrever no programa. Confira!

O programa Bolsa Verde é um benefício social destinado às famílias de baixa renda, que moram em áreas relevantes de conservação ambiental. O auxílio financeiro é uma iniciativa do Governo Federal, no qual faz parte do Plano Brasil sem Miséria. 

Lembrando que o programa social foi criado em 2011, com a finalidade de garantir mais qualidade à população brasileira, além de preservar o nosso meio ambiente. Além disso, é importante destacar que o valor do auxílio é de R$ 300 por família. 

Então, que tal saber como se inscrever no Bolsa Verde e garantir seu benefício? Para ajudar você, nós, do Jornal Norte, preparamos um conteúdo detalhado sobre o assunto. Acompanhe o artigo até o final e confira! 

Quem pode se cadastrar no Bolsa Verde?

Antes de dar início ao processo de cadastro no Bolsa Verde, é fundamental saber quem pode participar do programa. Isso porque, assim como outros benefícios do Governo Federal, existem algumas regras que precisam ser cumpridas. 

Então, para garantir a sua inscrição no benefício social, é necessário que você cumpra os seguintes critérios. 

  • Famílias que moram em áreas de conservação ambiental;
  • Famílias que fazem uso constante dos recurso naturais (pesca, manejo sustentável, entre outros);
  • Famílias que desenvolvem atividades de conservação nas seguintes áreas: florestas nacionais, reservas extrativistas e reservas federais de desenvolvimento sustentável, territórios ocupados por ribeirinhos, extrativistas, populações indígenas, quilombolas e outras áreas rurais;
  • Estar inscrito no CadÚnico;

Como se inscrever no CadÚnico?

Para se inscrever, basta comparecer ao CRAS, Centro de Referência em Assistência Social, mais próximo da sua residência. Contudo, você precisa levar alguns documentos básicos para realizar o cadastro.

  • RG ou qualquer documento com foto;
  • CPF;
  • Título de Eleitor. 

No entanto, caso você queira cadastrar os outros membros da sua família, é necessário levar os documentos de cada um. Além disso, é obrigatório que o responsável familiar seja maior de 16 anos. 

Os documentos necessários dos cadastros são:

  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento;
  • Comprovante de  CPF;
  • Carteira de identidade (RG);
  • Carteira de trabalho; 
  • Título de Eleitor.

O Cadastro Único é um programa que ajuda na identificação das famílias brasileiras de baixa renda. Com esse projeto, o governo consegue entender melhor a realidade de cada grupo familiar. Por isso, é importante fazer a inscrição.

Para que serve o programa Bolsa Verde?

Com o objetivo de combater a pobreza e preservar os espaços ambientais do território nacional, o benefício busca trazer mais dignidade às famílias de baixa renda. Isso porque, os beneficiários recebem o auxílio financeiro por seus trabalhos de conservação dessas áreas. 

Dessa forma, o Bolsa Verde serve para a preservação do meio ambiente e auxiliar financeiramente as famílias de baixa renda. Mas afinal, quais são essas áreas incluídas no programa social? 

  • Florestas Nacionais;
  • Reservas extrativistas e reservas federais de desenvolvimento sustentável;
  • Territórios ocupados por ribeirinhos; 
  • Áreas rurais ocupadas por extrativistas, populações indígenas e quilombolas.

Como se inscrever no programa Bolsa Verde?

Agora que você já sabe como funciona e quais são os requisitos para participar do benefício social, o próximo passo é saber como se inscrever. Nesta etapa, é fundamental dar atenção para todo o processo.

Para você ser inserido nos benefícios do Governo Federal, é importante que esteja inscrito no CadÚnico. Após isso, é necessário comparecer em uma das unidades do CRAS para preencher um questionário. Em seguida, os seus dados e dos seus familiares serão avaliados pelo governo.

É importante levar seu comprovante de residência, para atestar o endereço de moradia. Dessa forma, você consegue comprovar se a região onde mora é considerada área de conservação ambiental.

Como sacar o benefício social?

O programa Bolsa Verde oferece um auxílio financeiro trimestral às famílias beneficiárias, no valor de R$ 300. Como o programa é uma iniciativa do Governo Federal, você pode sacar o benefício pela Caixa Econômica. 

Para garantir mais facilidade na hora do saque, você consegue realizar o procedimento por meio do seu cartão cidadão. Caso não possua, é possível sacar o valor em uma das agências bancárias da Caixa, basta apresentar o documento de identificação. 

O Bolsa Verde pode ser cancelado?

Sim. Isso porque, o governo realiza a manutenção do benefício, avaliando se as famílias beneficiárias ainda se encaixam nos critérios de participação. Por isso, é fundamental sempre atualizar os seus dados no CadÚnico, evitando surpresas. 

O benefício Bolsa Verde é um dos diversos programas que fazem parte do Plano Brasil sem Miséria. Ele busca garantir mais qualidade de vida às famílias de baixa renda, mas é necessário se atentar na hora solicitar o projeto. 

Saiba que existem outros benefícios que contribuem para o bem-estar de muitos brasileiros. Quer saber quais são? Então, clique no botão abaixo e conheça mais!  

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0