Calendário do IPVA é reaberto no Acre após cancelamento

Novo calendário do IPVA foi publicado no DOU do Acre na última quinta-feira, 18. A cobrança foi alterada de dezembro para agosto.

Governo estadual já publicou o novo calendário do IPVA no Diário Oficial do Acre na última quinta-feira, 18. Assim, a cobrança passou de dezembro para agosto, como estava previsto na portaria publicada em dezembro.

Calendário do IPVA é reaberto no Acre após cancelamento

Calendário do IPVA é reaberto no Acre após cancelamento (Imagem/Reprodução: Notícias do Acre)

O Governo do Estado do Acre decidiu reabrir o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Nesse sentido, a cobrança vai acontecer no final do mês de agosto e não mais em dezembro.

“Ficam reabertos os prazos para pagamento do IPVA dispostos no art. 3º da Portaria nº 342, de 9 de dezembro de 2020, que ‘aprova os valores de base de cálculo e estabelece prazo para pagamento do IPVA referente ao exercício de 2021’, para o dia 30 de agosto de 2021“, diz a lei.

A lei recém-publicada altera o Diário Oficial do Acre de 16 de junho de 2021, naquele texto o governo havia prorrogado para 20 de dezembro o pagamento do IPVA em cota única para veículos com placas com finais 5, 6, 7, 8, 9.

O pagamento estava suspenso por conta da pandemia, foi o que informou o governador Gladson Cameli em junho.

“O governante que não quiser as instituições fortes, as classes empresariais fortes, não quer o bem do estado, porque é quem gera emprego renda e ajuda o estado a diminuir o inchaço. Não vou mudar aquilo que já tem há muito anos, mas a gente precisa criar oportunidade e a população decide o que é melhor”.

Leia mais: Mini Reforma Trabalhista é aprovada na Câmara

Como pagar o IPVA no estado do Acre?

Com essa mudança, os donos de veículos têm duas semanas para regularizar a situação de pagamento do imposto. Eles podem fazer isso de duas formas:

Emitindo o Documento de Arrecadação Estadual pelo site do Departamento Estadual de Trânsito do Acre.

Ou ainda se dirigindo até o Posto Fiscal do IPVA, que fica dentro do Detran-AC.

Além disso, é possível fazer a solicitação do documento no Órgão Fazendário de cada cidade.

Continue acompanhando O Norte e fique bem informado.

Jamille Novaes
Escrito por

Jamille Novaes

Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0