Carteira do Idoso: Benefício para Viajar pelo Brasil de forma GRATUITA

Tem 60 anos ou mais? Conheça o benefício a que você tem direito e saiba como solicitar a Carteira do Idoso. Clique e confira!

Você sabia que os brasileiros com idade a partir de 60 anos podem viajar de graça pelo Brasil? Isso mesmo! A Carteira do Idoso é um benefício que proporciona essa facilidade às pessoas idosas. Com ela, é possível até ganhar descontos de 50% na hora de comprar as suas passagens.

Além desse benefício, a Carteira do Idoso também ajuda no acesso de outros serviços oferecidos pelo Governo Federal. Mas afinal, como ela funciona, para que serve exatamente, quem pode solicitar e como emitir?

As respostas para essas perguntas, você pode encontrar neste artigo. Nós, do Jornal Norte, preparamos esse conteúdo exclusivo, com informações valiosas e dicas indispensáveis sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então, vamos lá! 

O que é a carteira do Idoso?

Antes de começar, é importante saber do que se trata esse benefício. Pois bem, ele nada mais é do que uma comprovação de renda da pessoa que possui 60 anos ou mais. A Carteira do Idoso é destinada às pessoas idosas de baixa renda. 

Com isso, é importante ressaltar que esse benefício social é garantido pela Lei  10.741/03. Porém, para ter acesso à carteira, é necessário comprovar a renda, apresentando alguns documentos.  

A Carteira da Pessoa Idosa, como também é conhecida, faz parte da política de Assistência Social, na qual, está vinculada à Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS). Isso porque, o órgão é responsável por diversos benefícios relacionados às pessoas de 60 anos ou mais. 

Para que serve?

Porém, qual é a serventia da Carteira do Idoso? É muito fácil responder a essa pergunta. O benefício social serve para permitir que a pessoa idosa tenha gratuidade no transporte interestadual, ou ganhe desconto de até 50% na compra de passagem. 

Isso mesmo! A sua principal função é oferecer a gratuidade no transporte, além de facilitar o acesso a outros serviços básicos. 

Quem tem direito ao benefício gratuito?

Mas para ter direito a esse benefício, é necessário que a pessoa idosa cumpra com algumas regras exigidas. Afinal, não é qualquer cidadão idoso pode emitir a carteira. Por isso, é necessário atentar-se a algumas regras estabelecidas pelo Governo Federal.

Saiba quais são e confira se você ou os seus avós têm direito. 

  • A pessoa precisa ter 60 anos ou mais;
  • Os aposentados, pensionistas e trabalhadores públicos ou privado também tem direito ao benefício;
  • É necessário receber, no máximo, até 2 salários mínimos (ex: aposentadoria);
  • É preciso ser cadastrado no Programa Cadastro Único (CadÚnico do governo).

Com isso, a pessoa idosa consegue direito ao benefício social. No entanto, caso você não esteja incluso nesses requisitos, é possível que a Carteira do Idoso seja negada. Por isso, é necessário sempre estar atento aos requisitos básicos, para evitar contratempos durante a solicitação do benefício. 

Quais são os benefícios oferecidos pela Carteira do Idoso?

Você também precisa saber que além do transporte gratuito e desconto nas passagens de viagem, existem outros benefícios concedidos pela Carteira do Idoso. Então, além desses, é possível garantir segurança no embarque e desembarque da pessoa e preferência em assentos. 

Outro benefício também são as vagas de estacionamentos, estejam localizadas em espaço público ou privado. A Carteira do Idoso oferece preferência a todos que possuam o documento de identificação. 

Quais são as informações que contém na Carteira do Idoso?

Na Carteira do Idoso, é necessário que estejam reunidas as principais informações sobre a pessoa. E para ficar por dentro do processo, você precisa conhecer quais são os dados que devem estar na carteira. Confira abaixo!

  • Nome completo: esse é um dos dados principais que devem ter na Carteira do Idoso. Isso porque, essa informação irá ajudar na sua identificação;
  • Data de Nascimento: essa informação é necessária para comprovar a idade do idoso;
  • RG: o número de do Documento de Identificação precisa constar na carteirinha;
  • CPF: o Cadastro de Pessoa Física é outro número indispensável que precisa estar na Carteiro do idoso;
  • NIS: o Número de Identificação Social é um cadastro que identifica se a pessoa está recebendo o benefício ou não. Ele também deve estar na carteira;
  • Data da expedição: é fundamental que esteja essa data e também a validade da carteirinha; 
  • QR code com um código alfanumérico: é indispensável a presença do QR code na Carteira do Idoso;

Como obter a Carteira do Idoso?

Na hora de solicitar a Carteira do Idoso, é importante ficar atento ao procedimento. Isso porque, ele exige informações precisas sobre a pessoa idosa, além de alguns documentos. Mas afinal, como é possível ter esse benefício? Se você está incluso em todos os requisitos, o procedimento é mais fácil do que parece. 

Para saber como obter a Carteira do Idoso, basta clicar no botão abaixo e conferir um passo a passo detalhe do procedimento. 

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0