Saiba como Solicitar a Carteira do Idoso para viajar 100% grátis pelo Brasil

Ainda não sabe como solicitar a sua Carteira de Idoso? Clique aqui e confira um passo a passo completo do procedimento de solicitação.

A Carteira do Idoso é um benefício social destinado às pessoas com idade de 60 anos ou mais e de baixa renda. É como se fosse um comprovante, onde permite que os idosos possam ter a possibilidade de viajar de forma gratuita em transportes interestaduais. 

Caso você não saiba, existem duas formas de solicitar o benefício e aproveitar as suas vantagens. E para saber quais são elas, é importante que você acompanhe esse conteúdo até o final, assim, é possível ficar por dentro do assunto.

Então, fique por aqui, que nós, do Jornal Norte, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre como obter a Carteira do Idoso, além de outras informações indispensáveis. Vamos lá e conheça todo o processo de emissão! 

Quem pode ter a Carteira do Idoso?

O benefício da Carteira do Idoso é um direito da pessoa idosa, no qual tenha idade de 60 anos ou mais. No entanto, é importante você conhecer os principais requisitos que devem ser cumpridos, para ter acesso ao benefício. 

Até porque, não é qualquer idoso que pode solicitar o benefício da gratuidade nos transportes interestaduais. Abaixo, você confere quais são essas regras.

  • A pessoa precisa ter 60 anos ou mais;
  • Os aposentados, pensionistas e trabalhadores públicos ou privado também tem direito ao benefício;
  • É necessário receber, no máximo, até 2 salários mínimos (ex: aposentadoria);
  • É preciso ser cadastrado no Programa Cadastro Único (CadÚnico do governo).

É fundamental dar atenção aos requisitos de quem pode receber ou não o Cartão do Idoso. Dessa forma, você evita qualquer tipo de contratempo na hora de solicitar o seu benefício da carteirinha. 

Onde é possível usar a carteira?

Como foi dito anteriormente, você pode usar a Carteira do Idoso em viagens interestaduais. Mas como garantir a gratuidade? Basta comparecer ao guichê e solicitar a sua passagem gratuita. 

Porém, é necessário que você fique atento na hora de exercer seu direito. Isso porque, em cada viagem, são disponibilizadas duas vagas de assentos gratuitos. 

Como solicitar a Carteira do Idoso?

Existem duas formas de solicitar a sua Carteira do Idoso, a primeira delas é presencial e a segunda, pela internet. A 2ª opção é mais viável para quem não pode sair de casa e deseja evitar filas de espera. Essa modalidade foi criada durante a pandemia, para garantir conforto e segurança a todos. 

Abaixo, você confere um passo a passo para solicitar a carteira pela internet. 

  • Depois, escolha a opção “Emitir Carteira da pessoa Idosa”. Em seguida, entre com a sua senha e login do gov.br.
  • No próximo passo, vai aparecer a tela solicitando a “Autorização para uso de dados”. Clique em autorizar para continuar com o procedimento;
  • Na tela seguinte, vai surgir a opção de quatro serviços, então, você clica no botão “Emitir Carteira de Pessoa Idosa”. 

Após realizar todo esse processo, você pode imprimir ou salvar a sua Carteira do Idoso no celular, ou computador.

Emissão da carteira presencial

Caso você não esteja conseguindo fazer pela internet ou prefere presencial, é possível realizar a solicitação do benefício pelo CRAS. No entanto, essa modalidade exige a apresentação de alguns documentos do idoso. Eles são:

  • Documento de identidade com foto; (RG, CT ou CNH);
  • CPF;
  • Número do NIS. 

Contudo, é importante ressaltar que essa alternativa é mais demorada, pois leva, em média, 45 dias para ficar pronta. Por isso, a opção de solicitação pela internet é mais vantajosa ao cidadão.

“Ah, mas preciso da carteirinha com urgência. O que eu faço?” Informe ao CRAS a sua situação, que a instituição irá emitir uma declaração provisória para ser apresentada. 

É possível viajar de avião com a Carteira do Idoso?

Não, ainda não é possível. O benefício da Carteira do Idoso é destinada apenas às viagens de ônibus, barco e trem. No entanto, é possível conseguir descontos de até 50% na compra de passagens aéreas. 

Não tenho a carteirinha, e agora?

O benefício da gratuidade e dos descontos de 50% nas passagens é garantido perante a Lei. Ou seja, as empresas são obrigadas a disponibilizar pelo menos duas vagas gratuitas ao cidadão. 

Porém, caso você não tenha a Carteira do Idoso ou provisória, é possível apresentar determinado tipo de comprovação.

  • Contracheque; 
  • Carnê de contribuição para a Previdência; 
  • Extrato de pagamento de benefício ou declaração do INSS; 
  • Carteira de trabalho atualizada. 

A Carteira da Pessoa Idosa tem validade?

Sim, ela tem validade de até dois anos. Após esse período, é necessário renovar, solicitando uma nova. Contudo, é importante ressaltar que a data do vencimento pode ser encontrada facilmente na Carteira do Idoso.

A solicitação da Carteira do Idoso não é um bicho de sete cabeças. Você mesmo pode fazer pela internet, ou se preferir, presencialmente no CARS. A forma será conforme a necessidade de cada cidadão. 

O Governo Federal oferece diversos benefícios sociais para garantir o bem-estar de toda população. Quer conhecer? Então, clica no botão abaixo e confira!  

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0