Começa nesta quinta-feira (03) a ‘Semana Brasil’; campanha que promete movimentar a economia do país

 A “Semana Brasil” começa nesta quinta-feira (3). Esta é uma ação promovida pela Secom (Secretaria de Comunicação do governo federal) junto com o IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), no intuito de instigar a movimentação no varejo e gerar negócios.

Começa nesta quinta-feira (03) a 'Semana Brasil'; campanha que promete movimentar a economia do país
Começa nesta quinta-feira (03) a ‘Semana Brasil’; campanha que promete movimentar a economia do país (Imagem: Bruno Rocha/ Estadão)

A campanha reunirá lojas dos setores da alimentação, eletrônicos, eletrodomésticos, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, nutrição e material esportivo e outros que queiram dar descontos aos consumidores. 

Com foco no pequeno e no médio comerciante e na relação econômica entre pessoas e empresas, a edição tem como slogan “Todos Juntos Com Segurança Pela Retomada e o Emprego”.

Até o dia 13 de setembro, os consumidores terão acesso a ofertas e descontos em alimentos e produtos eletros de lojas físicas e virtuais pelo país.

De acordo com site da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), mais de 80 associações haviam aderido ao evento até o dia 04 de agosto.

“Estamos trabalhando junto com as associações comerciais, os clubes de dirigentes lojistas de todo o país que estão comprometidos em patrocinar um grande evento com promoções, preços, prazos. Nosso objetivo é retomar as atividades que foram bastante danificadas pela pandemia”, disse o presidente do IDV, Marcelo Silva, ao portal do governo federal.

A iniciativa foi também idealizada como uma data comemorativa do segmento varejista com a retomada do comércio durante a pandemia da Covid-19.

Leia mais: Serasa Limpa Nome prorroga prazo para quitação de dívidas; ação termina na próxima terça (8)

No Shopping Metrópole, em Ananindeua, os lojistas dizem estar de acordo com as determinações de segurança para prevenção de contaminação do coronavirus previstas em decreto municipal, segundo informou a Agência Brasil.

Muitas lojas do centro comercial aderiram à campanha proposta pelo governo, prometendo ofertas com o uso do selo da ação. A prioridade será o atendimento online, para evitar a aglomeração de pessoas dentro das lojas.

Expectativas após primeira edição da Semana Brasil

A Semana Brasil foi lançada no ano passado próxima à comemoração do Dia da Independência, com apelo patriótico do governo federal e antecipando o movimento da Black Friday, que acontece em novembro.

Segundo a Ebit/Nielsen, em 2019 as vendas online cresceram 41% durante o evento se comparado a 2018. Já o varejo sentiu elevação de 11,3% nas compras no mesmo período, de acordo com informações da Cielo. A expectativa da União é de que este ano o evento eleve os resultados de 2019.

Facebook Comments

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.