Começou a liberação de bares e restaurantes em Recife; confira regras de funcionamento

O Governo do Estado liberou a abertura de bares e restaurantes até 22 horas no Grande Recife na última sexta-feira (14).

O Governo do Estado liberou a abertura de bares e restaurantes no Grande Recife na última sexta-feira (14). Os estabelecimentos podem funcionar até 22 horas, inclusive com autorização para apresentações musicais, desde que o alvará ofereça esse tipo de evento. A secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Maíra Fischer, explicou que músicos e clientes precisam cumprir regras para evitar a transmissão da Covid-19.

Começou a liberação de bares e restaurantes em Recife; confira regras de funcionamento

Começou a liberação de bares e restaurantes em Recife; confira regras de funcionamento. (Imagem: Andrea Rego Barros/ Prefeitura de Recife)

O protocolo elaborado pelo governo determina que a música não pode passar de 60 decibéis. Segundo Maíra, o volume é confortável e evita que as pessoas precisem gritar ou se aproximar para conversarem. O uso de máscaras é obrigatório para clientes, funcionários e músicos que estiverem apenas tocando instrumentos. A única exceção é para cantores e backing vocals.

Fiscalização e regras em bares e restaurantes

As apresentações musicais são permitidas apenas em áreas internas de bares e restaurantes. Os clientes precisam estar sentados durante todo o show. Além disso, é recomendável que os músicos mantenham o distanciamento de 1,5 metro. As medidas serão fiscalizadas por profissionais da Prefeitura e pelo Procon.

Em caso de aglomeração, equipes da polícia também poderão atuar. Denúncias sobre estabelecimento alimentício podem ser feitas pelo telefone (81) 3355-1878, em dias úteis, ou pelo e-mail [email protected].

Leia mais: Governo mantém suspensas as aulas presenciais em Pernambuco; previsão para 31 de agosto.

No primeiro dia de liberação, a Polícia Militar já precisou atuar na dispersão de pessoas em pelo menos cinco locais. Em um bar na Zona Norte de Recife muitos clientes ficaram em pé, sem máscaras e desrespeitando o distanciamento. Na área externa, houve aglomeração.

Em nota, a prefeitura afirmou que o bar foi alvo de duas ações na noite da sexta-feira (14). Em uma delas, cadeiras e mesas foram recolhidas e o estabelecimento precisou ser fechado.

Situação da Covid-19 em Pernambuco

Com o registro de mais 1.467 casos de coronavírus e 35 óbitos, Pernambuco totalizou 112.958 pessoas infectadas e 7.188 mortes. Na capital Recife, o número de confirmações chegou a 29.414, com 2.265 mortes pela doença. Apenas na última semana, foram 54 óbitos. Os números começaram a ser contabilizados em março, no início da pandemia.

 

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0