Comércio inicia nova fase, flexibiliza quarentena e expande atendimento em Teresina-PI
Com queda no número de casos suspeitos de COVID-19, o prefeito de Teresina assinou decreto que amplia a flexibilização do comércio na cidade.
Na sexta-feira, 28, o prefeito de Teresina- PI assinou decreto que amplia a flexibilização do comércio na cidade.
O Decreto prevê mais uma fase da flexibilização do comércio local, isso porque a cidade tem apresentado constante queda no número de casos suspeitos de COVID-19. A pesquisa mais recente foi feita entre os dias 21 e 23 de agosto e mostra, além disso, uma queda na ocupação dos leitos de UTI para essa doença.
No entanto, os leitos, também de UTI, destinados à outras doenças estão com uma ocupação maior.
O prefeito, Firmino Filho, afirmou que a quantia de pessoas com os sintomas ainda é alta, contudo é menor do que nas semanas anteriores.
“Nas últimas três semanas, nós tivemos uma queda de 4% e 5%, ou seja, nós continuamos com a queda significativa de consultas de síndromes gripais nas nossas redes, mas elas ainda são bastante significativas.”
E continuou:
“Na semana passada, foram cerca de 10 mil pessoas que estiveram fazendo consultas de síndromes gripais, o que não é pouca coisa, mas se formos comparar com o que aconteceu na última semana de junho, foram quase 20 mil pessoas, nós temos a noção de que caiu quase a metade a quantidade de pessoas que estão procurando a nossa rede de assistência, seja ela pública ou privada”.
Flexibilização do comércio
Já na manhã da próxima segunda-feira, 31, o horário de funcionamento do comércio vai mudar:
- O comércio varejista, também os Shoppings da Cidade, poderão funcionar entre 9h e 18h.
- Os comércios os localizados na Zona Leste de Teresina, funcionarão das 10h às 20h.
- Varejistas e atacadistas de material de construção, que não estão localizados no centro da cidade, poderão funcionar entre 8:30hrs. e 17:30 hrs.
No entanto, mesmo com essa flexibilização a população precisa seguir com as medidas de prevenção.
- Álcool gel 70% aos clientes na entrada;
- Tapetes sanitizante;
- Uso de máscaras obrigatório.
Flexibilização aos sábados
Com o isolamento social em Teresina, todos os serviços, mesmo os essenciais, estavam suspensos no fim de semana. Mas, no último sábado, 29, a prefeitura decidiu permitir o funcionamento dessas atividades. Então, açougues, padarias, supermercados podem funcionar aos sábados.
Essa medida faz parte de mais uma fase de flexibilização na cidade.