Confira a lista de serviços disponíveis nas agências INSS do Piauí

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou a retomada gradual de atendimento presencial nas agências do Piauí na segunda (14).

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou a retomada gradual de atendimento presencial nas agências do Piauí, na segunda-feira (14). A primeira fase consiste em atendimento somente com horário previamente agendado pelo site Meu INSS, aplicativo ou telefone 135.

Confira a lista de serviços disponíveis nas agências INSS do Piauí

Confira a lista de serviços disponíveis nas agências INSS do Piauí (Imagem: Google)

Em Teresina, duas agências estão abertas, do bairro Aeroporto, na Zona Norte, e do bairro Pio XII, na Zona Sul. As unidades dos municípios de Parnaíba, Luís Correia, Piripiri, Pedro II, José de Freitas, Floriano, São Raimundo Nonato e Corrente também estão retomando o funcionamento.

As agências que oferecem perícia médica em Teresina permanecem fechadas. O órgão informa que as perícias médicas agendadas poderão ser remarcadas após o retorno do atendimento. Ainda não há previsão para o retorno. Os médicos peritos do INSS decidiram não voltar às atividades presenciais nesta semana, o que fez o órgão suspender as perícias agendadas.

Serviços disponíveis nas agências do INSS do Piauí

O planejamento de retorno gradual dos atendimentos presenciais previa a realização de perícias médicas, o que gerou grandes filas nas agências. O presidente do INSS, Leonardo Rolim, se desculpou sobre a situação e informou que o órgão enviou um aviso aos usuários, mas que alguns não receberam.

Leia mais: INSS volta atrás e suspende perícia com atendimento presencial; veja o que fazer.

No primeiro momento, serão retomados serviços que não podem ser feitos a distância, como avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa, reabilitação profissional e justificação judicial. O INSS vai avaliar o perfil de cada agência no Piauí, considerando a idade dos funcionários, quantidade de atendimentos diários e estrutura física do prédio, para definir o retorno.

Enquanto isso, atendimentos relacionados a aposentadoria, pensão, adiantamento de auxílio-doença e Benefício de Prestação Continuada (BPC) podem ser feitos pelos canais remotos, como o portal Meu INSS, aplicativo e telefone 135, que atende de segunda a sábado, das 7 às 22 horas. Nos canais virtuais, é necessário cadastrar e registrar uma senha no primeiro acesso para envio de documentos digitalizados.

No Piauí, seguem válidos os decretos que determinas isolamento social e medidas emergenciais para a população. O uso de máscaras em locais públicos é obrigatório em todo o estado e quem descumprir a regra pode ser penalizado com multa e até prisão.

 

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0