Confira alguns dos pré-candidatos à Prefeitura de Olinda nas eleições 2020

Os partidos políticos PDT e PSOL fecharam uma parceira para disputar as eleições 2020 da prefeitura de Olinda. Petistas na chapa com Guto

Os partidos políticos PDT e PSOL fecharam uma parceira para disputar as eleições 2020 da Prefeitura de Olinda. Foi acordado entre os partidos que os petistas sairão na chapa com Guto Cruz e os psolistas como vice.

Confira alguns dos pré-candidatos à Prefeitura de Olinda nas eleições 2020

Confira alguns dos pré-candidatos à Prefeitura de Olinda nas eleições 2020 (Imagem: Reprodução Blog do Magno)

O acordo foi feito entre Eugênia Lima e Guto Santa Cruz. Eugênia Lima é presidente diretório municipal do PSOL e pré-candidato a vereadora. Já Guto Santa Cruz é o atual presidente do PDT e disputará o cargo de prefeitura na eleição de 2020. Depois da formalização do acordo entre os partidos em Olinda, o partido PSOL indicou o nome de Samuel Herculano para vice na composição da chapa.

Conforme disse Eugênia Lima, a estratégia formada entre os dois partidos é para criar uma nova frente de esquerda na cidade, visto que atualmente encontra-se o partido PCdoB.

Leia mais: Eleições 2020: Políticos apostam em presença feminina na gestão de Recife

Estratégias PDT-PSOL nestas eleições 2020

“Nossa visão foi criar uma nova alternativa de esquerda para o olindense. Temos diferenças com a candidatura do PCdoB como opção de mudança, por isso vamos compor nossa candidatura majoritária própria com o PDT.”

Nos últimos 16 anos o partido PCdoB,  tem governado a cidade de Olinda. De 2001 a 2008 quem ficou a frente do governo foi Luciana Santos, atual vice-governadora de Pernambuco e de 2009 a 2016 foi Renildo Calheiros, atualmente ele é deputado federal. Em 2016 lançou Luciana Santos para o cargo de prefeito, mas não conseguiu chegar no segundo turno. A disputa do segundo turno ficou entre os candidatos Antônio Campos do PSB e Lupércio Carlos do SD. O professor Lupércio Carlos por sua vez foi eleito prefeito de Olinda em 2016.

Uma outra estratégias de aliança entres os partidos PDT e PSOL é de atrair eleitores de esquerda que ainda estão inseguros com o PCdoB, que mesmo após terem governado Olinda por 16 anos, não teve crivo nas urnas em 2016.

Pré-candidato à prefeitura de Olinda

O atual candidato a prefeito Guto Cruz, diz que: “Essa união entre PDT e PSOL celebra a construção de um novo campo progressista que faz um balanço crítico às gestões municipais dos últimos 20 anos. Queremos apresentar um projeto popular de cidade que se paute na transparência e na eficiência da gestão pública.”

O pré-candidato Guto Santo Cruz é advogado e vem de uma família tradicional no meio político. Na sua candidatura a prefeito ele conta com o apoio do deputado federal Túlio Gadêlha.

Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0