Demissão sem justa causa recebe seguro-desemprego? Veja DETALHES aqui

Este ano, foram realizada muitas solicitações do seguro-desemprego, isso por que milhares de trabalhadores foram demitidos sem justa causa.

Este ano, foram realizadas muitas solicitações de seguro-desemprego. Isso porque milhares de trabalhadores foram demitidos sem justa causa, em razão da crise gerada pela Covid-19.

Demissão sem justa causa recebe seguro-desemprego? Veja DETALHES aqui (Foto: Reprodução Google)

Demissão sem justa causa recebe seguro-desemprego? Veja DETALHES aqui (Foto: Reprodução Google)

Infelizmente, muitas empresas não tiveram outra saída a não ser demitir seus funcionários, 2020 foi um ano marcado pela crise econômica, mas principalmente no âmbito da saúde.

Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, os direitos trabalhistas continuam intactos como o seguro-desemprego e o FGTS integral.

Após a demissão, o trabalhador possuí alguns direitos necessários para manter-se até estar integrado novamente no mercado de trabalho, alguns direitos são;

  • Aviso prévio;
  • Saldo de salário;
  • Fférias vencidas;
  • Férias proporcionais;
  • 13º salário.

Todos esses benefícios são pagos para trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, ou seja, quando não tem uma razão específica para a demissão.

Os valores quitados são pagos baseados na média dos salários dos últimos três meses da carteira de trabalho do empregado.

Prazo de recebimento do seguro-desemprego

O seguro-desemprego deve durar até mais ou menos 5 meses, e a quantidade de parcelas vai variar de acordo como tempo de serviço.

Para empregados domésticos, trabalhadores regatados (escravidão, por ex), e pescadores artesanais podem receber até 1 salário mínimo, de R$1.045.

Leia mais: Veja o que mudou na CLT após aprovação da Reforma Trabalhista

Para solicitar o benefício do seguro-desemprego

Atualmente, é possível solicitar o benefício pela internet, e para quem já fez o pedido pode acompanhar o andamento pelos canais disponibilizados pelo Governo Federal como CAIXA trabalhador, Servido de Atendimento ao Cidadão no número 0800 726 0207, o pela plataforma on line.

Para solicitar, o trabalhador deve;

  • Baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital e depois acessar
  • Entrar na conta do GOV com o Login e Senha
  • No APP, procurar a opção Benefícios
  • Toque em “Solicitar” no quadrado em que está escrito “Seguro-desemprego”.
  • Depois, é preciso informar o número do seu Requerimento de Seguro Desemprego, que pode ser identificado no documento que a empresa emitiu na sua demissão.
  • Na parte onde está “Vínculos”, confira os dados da empresa na qual você trabalhou
  • Leia atentamente o “Termo de Aceite” e, no final da tela, marque a caixa “Concordo com as regras para solicitação/recebimento do benefício” e confirme. Neste momento a solicitação é realizada, e poderá ser acompanhada.
Larissa Luna
Escrito por

Larissa Luna

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0