Detran-AC disponibiliza acesso às multas pela internet; saiba como acessar

O governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, liberou o acesso às multas pelo Detran-AC de forma online. Saiba como acessar!

O governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, liberou o acesso às multas pelo Detran-AC (Departamento Estadual de Trânsito do Acre) de forma online. A lei de nº 3.716/2020 estabelece a disponibilização de peticionamento eletrônico pelo órgão de trânsito.

Detran-AC disponibiliza acesso às multas pela internet; saiba como acessar (Imagem: Reprodução/Google)

Detran-AC disponibiliza acesso às multas pela internet; saiba como acessar (Imagem: Reprodução/Google)

A medida também abarca a possibilidade dos recursos de infrações, defesa prévia, solicitação de advertência por escrito ou indicação de condutor, além das multas aplicadas por autoridade de trânsito.

Tendo sido publicada na segunda (18), o serviço entrará em vigor dentro de 90 dias a contar da data em que o texto foi publicado em DOE (Diário Oficial do Estado).

Leia mais: Detran-AC anuncia calendário de pagamentos do licenciamento e IPVA 2021 no Acre

De acordo com o governo estadual, o Detran-AC já vinha estudando a possibilidade de adotar o procedimento online seguindo exemplo de outros órgãos de diferentes unidades federativas que vêm aderindo aos serviços online.

“O procedimento será ágil e simplificado, pois, para acessar a ferramenta, o interessado deverá realizar apenas um cadastro prévio”, foi detalhado no portal do governo do estado pela a coordenadora de Multas do Departamento, Heretuza Pessoa.

Atualmente, dos serviços listados na Lei, o portal do Detran-AC permite apenas a consulta de imagens de altos de radar das multas. 

A mudança no formato de atendimento aos condutores irá permitir que o cidadão faça suas solicitações online, sem precisar que se locomovam até o órgão pessoalmente, o que também vai diminuir o fluxo de pessoas e agilizar o atendimento presencial.

Renovação da CNH

O Detran-CE disponibiliza aos condutores o agendamento da renovação da CNH de forma remota antes de prosseguir com o atendimento nas unidades do órgão.

Para realização do atendimento é necessário que o condutor realize o agendamento prévio por meio do site oficial do órgão. Para isso, basta:

  • Acessar o portal do Detran do Acre;
  • Ir para aba agendamento;
  • Preencher o formulário;
  • Realizar a escolha da data para atendimento.

O formulário liberado deve conter os dados corretos e preenchidos com bastante atenção para que sejam evitados problemas posteriores.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0