DETRAN Paraíba: Veja como solicitar a 2 via da carteira de habilitação

Em decorrência da pandemia do coronavírus, o DETRAN Paraíba passou a ofertar a solicitação e emissão da 2ª via da CNH pela internet

Desde o mês de maio, em decorrência da pandemia do coronavírus, o Detran-PB (Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba) passou a ofertar a solicitação e emissão da 2ª via da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pela internet, disponibilizando um serviço durante o período sem atendimento presencial no órgão, disponível até que os atendimentos presenciais sejam regularizados, com o fim da pandemia e do isolamento social.

DETRAN Paraíba: Veja como solicitar a 2 via da carteira de habilitação (Foto: Reprodução/Detran-PB)

DETRAN Paraíba: Veja como solicitar a 2 via da carteira de habilitação (Foto: Reprodução/Detran-PB)


À época da divulgação desta ferramenta, o superintendente Agamenon Vieira informou ao portal oficial do Detran-PB que o órgão continua trabalhando, por meio da sua equipe da Assessoria em Processamento de Dados, no sentido de disponibilizar novos serviços online para atender a um número cada vez maior de usuários, durante a pandemia do novo coronavírus.

Leia mais: Prefeitura de Catingueira-PB anuncia concurso com salários que ultrapassam 10 MIL

Para a emissão, o usuário entra no site do Detran-PB e seguir as orientações do portal, nele o condutor cria uma conta, faz o seu cadastro de acesso e solicita a emissão do documento de habilitação. Para acompanhar o processo, o usuário pode entrar no site e, no ícone “Situação CNH”, coloca o CPF e envia para consultar se a carteira já está disponível. Quando pronta, ele poderá baixar a CNH Digital, que tem o mesmo efeito legal da física.

Passo a passo para a emissão no DETRAN Paraíba

De acordo com orientação feita pelo Detran-PB em rede social, o usuário precisará seguir os trâmites abaixo para emitir a CNH:

1º passo – emissão da guia – O usuário deve entrar no site do Detran-PB, neste link, na aba Habilitação, depois no ícone “Boletos CNH”, emite a guia do serviço desejado.

Para isso, é preciso fazer um cadastro no portal para obter login e senha de acesso aos serviços online. Em seguida, o cidadão pode pedir a 2ª via pela própria página, em “Serviços Online” e ”2ª via da CNH”.

2º passo – solicitação – Após pagar a guia, é preciso voltar ao site do Detran, no ícone “Solicitar 2ª Via CNH/CNH Definitiva”, que levará ao Portal de Serviços On-line do Detran-PB. Nele o condutor cria uma conta, faz o seu cadastro de acesso e solicita a emissão do documento.

Quando pronta, poderá baixar a CNH Digital, que tem o mesmo efeito legal da física. Quando retornar o atendimento presencial ou a entrega de documentos no Detran-PB, o usuário poderá pegar a sua CNH física.






Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0