Detran-PB: Conheça novos serviços disponíveis presencialmente e como realizar agendamentos

O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) passou a oferecer exames de aptidão física e mental nas clínicas credenciadas. O atendimento será agendado previamente e visa evitar aglomerações nas unidades do órgão.

Detran-PB: Conheça novos serviços disponíveis presencialmente e como realizar agendamentos
Detran-PB: Conheça novos serviços disponíveis presencialmente e como realizar agendamentos. (Imagem: Google)

Além dos exames, também será ofertada a realização de perícia psicológica e outros procedimentos médicos especiais, voltados aos candidatos à primeira habilitação, renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mudança de categoria, reabilitação ou avaliação psicológica para fins pedagógicos.

As clínicas médicas e psicológicas credenciadas estão aptas a atender por agendamento por meio do site do Detran-PB, seguindo os protocolos de higiene sanitária, recomendados pela Secretaria de Estado da Saúde. O serviço vai possibilitar a retomada do atendimento para renovação de CNHs, um dos mais procurados pelos usuários.

Como agendar atendimento no Detran-PB?

Para renovação de CNH, o primeiro passo é emitir o boleto de pagamento da taxa. O usuário deve entrar no site do Detran, acessar a aba “Habilitação” e depois “Boletos CNH”. É preciso selecionar o serviço desejado, preencher o número do CPF e emitir a guia de pagamento.

Com a taxa paga, o site libera o agendamento pela aba “Solicitação Renovação CNH”, que direciona o usuário para o Portal de Serviços do Detran-PB. É necessário fazer um cadastro para acessar o sistema, na opção “criar conta”, com número de CPF e senha.

Dentro do Portal de Serviços, o usuário preenche os dados e seleciona o local onde deseja ser atendido. Depois de conferir as informações e confirmar a solicitação da CNH, será gerado o documento do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach).

Leia mais: Saiba como fazer agendamento para serviços presenciais no Detran-AL.

Depois, o usuário poderá agendar dia e horário do serviço, em “Agendamento de Serviços”. Assim, é só comparecer ao local no dia e horário agendados, com 15 minutos de antecedência. Por último, o usuário poderá agendar os exames médicos de praxe em uma das clínicas especializadas.

Para garantir a retorno das atividades presenciais com segurança, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) criou o Comitê local.

O objetivo é acompanhar os atendimentos e adotar as diretrizes para diminuir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus, de acordo com as especificidades do órgão.

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.