Detran-PE: Órgão divulga prazo para vistoria obrigatória do transporte escolar no estado

Detran-PE prorrogou a segunda inspeção obrigatória do Transporte Escolar do estado, com término previsto para 15 de dezembro.

Pela segunda vez no ano, o Detran-PE (Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco) prorrogou a segunda inspeção obrigatória do Transporte Escolar do estado, com término previsto para 15 de dezembro. Normalmente, o prazo para a vistoria se dá em julho, mas vem sendo estendido por conta da pandemia do coronavírus. Apesar do adiamento, os motoristas precisam ficar atentos com o calendário dos documentos. 

Detran-PE: Órgão divulga prazo para vistoria obrigatória do transporte escolar no estado (Foto: Reprodução/Folha de Pernambuco)

Detran-PE: Órgão divulga prazo para vistoria obrigatória do transporte escolar no estado (Foto: Reprodução/Folha de Pernambuco)

De acordo com nota do portal oficial do Detran-PE, o órgão publicou Portaria de nº 2460/20 no dia 11 de novembro adiando a inspeção, com início na última segunda-feira (16). O Diretor Presidente do DETRAN-PE, Roberto Fontelles, disse ao portal que a medida atende as determinações de segurança contra a Covid-19.

“Prorrogação se dá pelo fato da continuidade das ações de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do coronavirus (Covid-19), cumprindo dessa forma, todas as determinações do decreto do Governo de Pernambuco, no sentido de evitar aglomerações”.

Calendário especial de inspeção veicular do Detran-PE

Os veículos de transporte escolar do Recife e RMR precisam atender à algumas exigências para que possam circular e atender a comunidade escolar. Há um calendário especial para fazer a inspeção, que é baseado na terminação das placas; conduzir o veículo sem portar a autorização para condução de escolares é infração grave.

Fontelles lembrou ao portal que os condutores precisam se atentar ao número final da placa e com a autorização de circulação a que ela condiz, mesmo com a prorrogação da vistoria para transporte escolar.

Leia mais: UFPE abre vagas para cursos de idiomas; faça sua inscrição

“Os veículos com terminação de placa 1, 2, 3, 4 e 5 só podem circular portando o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular – CRLV, 2020. Já os veículos com terminação 6, 7 e 8, têm até 30 de novembro para circular com o CRLV 2019, e, 0 e 9, podem circular com o documento 2019 até 31 de dezembro”.

A entrega do CRLV é feita mediante agendamento no site do Detran-PE, sendo emitido apenas após quitação das taxas que compõem o Licenciamento e multas.

Prorrogações da inspeção em 2020

Em julho, o portal G1 publicou que os motoristas de transporte escolar de Pernambuco reivindicaram apoio ao governo estadual frente à perda de cliente causadas pela pandemia. O prazo da inspeção, então marcado para aquele mês, foi adiado para o mês de novembro. Agora, os condutores têm até o próximo mês para  a regularização.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0