Eleições 2020: Belém tem disputa ACIRRADA para definição do 2º turno; confira as intenções de voto

Uma pesquisa Ibope para o segundo turno das Eleições 2020 para a Prefeitura de Belém aponta pouca diferença entre os candidatos.

Uma pesquisa realizada pelo Ibope sobre o segundo turno das eleições 2020 para a Prefeitura de Belém aponta pouca diferença entre os candidatos. A disputa está acirrada entre Edmilson Rodrigues (PSOL) e Delegado Federal Eguchi (Patriota). No levantamento, o primeiro recebeu 45% das intenções de voto e o segundo, 43%.

Eleições 2020: Belém tem disputa ACIRRADA para definição do 2º turno; confira as intenções de voto

Eleições 2020: Belém tem disputa ACIRRADA para definição do 2º turno; confira as intenções de voto. (Imagem: Reprodução Brasil de Fato)

Considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, eles estão tecnicamente empatados. A pesquisa, encomendada pela TV Liberal, ouviu 602 eleitores da cidade de Belém entre os dias 18 e 20 de novembro e foi registrada na Justiça Eleitoral. O nível de confiança utilizado é de 95%.

Pesquisa para o segundo turno em Belém

Entre os eleitores entrevistados, 8% disseram que pretendem votar em branco ou anular e outros 4% ainda estão indecisos. Excluindo estes percentuais da amostra, os votos válidos são: 52% para Edmilson Rodrigues e 48% para Delegado Federal Eguchi. Para ser eleito, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um.

Leia mais: No Pará, 28 candidatos são eleitos em 2020, mas NÃO podem governar; entenda o motivo

Entre os segmentos, Edmilson Rodrigues se destaca entre os eleitores mais jovens, de 16 a 24 anos, com 59% das intenções. Delegado Federal Eguchi é o favorito entre eleitores evangélicos (53%) e que avaliam positivamente a atual gestão (61%). Em relação ao gênero, Eguchi é mais citado pelos homens (49%) do que pelas mulheres (38%).

A pesquisa espontânea, que não apresenta os nomes dos candidatos aos eleitores, teve os seguintes resultados: Edmilson Rodrigues foi citado por 44% dos entrevistados e Delegado Federal Eguchi por 37%. Brancos e nulos são 10% e indecisos, 9%. A soma dos percentuais pode não chegar a 100% em decorrência de arredondamentos.

No primeiro turno das eleições 2020, Edmilson Rodrigues (Psol) recebeu 248.751 votos, o que representa 34,22% e Delegado Federal Eguchi (Patriota) contabilizou 167.599 votos, ou seja, 23,06%.

Leia mais: No Pará, 28 candidatos são eleitos em 2020, mas NÃO podem governar; entenda o motivo

O segundo turno é no domingo (29) e terá as mesmas regras da primeira etapa. Eleitores que não votaram no dia 15 de novembro podem comparecer e votar normalmente.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta a quem apresentar febre no dia de votar ou tiver sido diagnosticado com Covid-19 nos 14 dias anteriores a não participar das eleições.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0