Detran-PI anuncia novidades para motoristas que compraram veículos durante a pandemia

Detran-PI: Quem adquiriu um novo carro pode circular com o veículo mesmo sem ter feito o emplacamento utilizando nota fiscal do veículo.

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) continua fechado devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Ainda assim houve o retorno do setor automotivo no estado. Dessa forma, quem adquiriu um novo carro no estado, pode circular com o veículo mesmo sem ter feito o emplacamento. Porém, para isso, é preciso estar com a nota fiscal do automóvel.

Detran-PI anuncia novidades para motoristas que compraram veículos durante a pandemia

Detran-PI anuncia novidades para motoristas que compraram veículos durante a pandemia (Imagem: Reprodução Google)

De acordo com o diretor-geral do órgão estadual, Arão Lobão, em entrevista para a TV Clube, os proprietários que compraram carros a partir do dia 19 de março, poderão circular com os veículos portando a nota fiscal. Com o objetivo assim de evitar multas em caso de fiscalizações. 

Além disso, a resolução também contempla condutores que estavam dentro do prazo de regularização do dia 19 de março para trafegar. 

A medida é autorizada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), considerando a impossibilidade de atendimentos presenciais aos usuários, por questões sanitárias relacionadas à pandemia. Atendendo, desse modo, o decreto do governo piauiense e as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Ademais, conforme informado por Lobão, a situação das CNHs vencidas desde 19 de fevereiro, estão validadas. Dessa forma, o condutor (a) do veículos podem trafegar normalmente. 

Veja como realizar atendimento online no Detran-PI

O Detran do estado do Piauí também está fazendo atendimento em seu canal online. Desse modo, o serviço de renovação do licenciamento não sofreu interrupções. Assim, pode ser efetuado virtualmente pelo site do Detran ou pelo aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito). 

Leia mais: Detran flagra mais de 500 veículos em excesso de velocidade no primeiro final de semana

É possível que o usuário faça a impressão do licenciamento até mesmo em casa, com papel A4. Sendo assim substituindo o documento impresso em papel-moeda. 

Em caso de multas, os condutores podem entrar em contato com o Detran-PI para reclamações ou ajuda também por meio do site. 

Outros serviços do Detran Piauí

Para condutores com deficiência física, que buscam pelo direito de isenção de impostos, precisam aguardar o atendimento presencial para que assim possam passar por perícia. De acordo com o diretor-geral, ainda não há data de retorno para essa atividade. 

Já aqueles que buscam por compra e venda de veículos, é preciso do Documento Único de Transferência (DUT). Quem não possui o documento, precisa também aguardar o atendimento presencial, pois é necessária vistoria do veículo. 

Contato do Detran-PI

Dúvidas relacionadas à CNH, o Detran disponibilizou o WhatsApp (86) 98112-8238 e o e-mail [email protected] para contato. Já dúvidas relacionadas à emissão do CRLV Digital, o e-mail para contato é: [email protected]

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0