Eleições 2020: ESTES são os candidatos à prefeitura de Santarém-PA

Santarém tem oito candidatos na disputa do cargo de prefeito nas eleições 2020. Os nomes ainda precisam ser confirmados pela Justiça.

Santarém tem oito candidatos na disputa do cargo de prefeito nas eleições 2020. Os nomes ainda precisam ser confirmados pela Justiça Eleitoral.

Eleições 2020: ESTES são os candidatos à prefeitura de Santarém-PA

Eleições 2020: ESTES são os candidatos à prefeitura de Santarém-PA (Imagem: Reprodução Estratégias Concursos)

Veja a lista dos candidatos confirmados nas eleições 2020

1- Jesson Santos do PRTB

O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) escolheu Jesson Santos para disputar o cargo de prefeito. O candidato Jesson é cabo da Polícia Militar do Pará e militar da Marinha do Brasil há 24 anos. É a primeira vez que disputa um cargo público. Sua candidata a vice-prefeita é Katiane Aguiar Rocha do PRTB.

2- João Pingarilho do PSC

O candidato João Pingarilho é empresário do segmento de panificação desde 1997 onde começou a trabalhar com a sua família. Em 2018 ele se candidatou a deputado estadual, mas não se elegeu. Em janeiro desse ano ele assumiu o cargo de presidência do PSC em Santarém. Sua vice na chapa é a Daniela Batista do PSC.

3- Héldson Tomaso do Patriota

Héldson é licenciado pleno em matemática, tem MBA em Inteligência Estratégica, Especialização em Gestão Estratégica em Defesa Social e Mestrado em Gestão Social e Mediação de Conflitos. O candidato Héldson, é coronel PM da reserva e estreante no mundo político. Seu candidato a vice-prefeito é o professor Edvaldo Bernardo do PMN.

4- Maria do Carmo do PT

A candidata Maria do Carmo é promotora de justiça aposentada do Ministério Público do Estado de Pará e também já atuou como professor universitária. Em 2014 foi eleita prefeita de Santarém por dois mandatos consecutivos. O seu vice na chapa é Bruno Pará do PP.

5- Nélio Aguiar do DEM

Nélio Aguiar é médico especialista em otorrinolaringologia. O candidato Nélio já foi vereador estadual e Federação das Associações dos Municípios do Pará, ele é o atual prefeito de Santarém e concorre à releição. Em 2016 ele ganhou a disputa pelo cargo de prefeito com a maior votação dos votos um total de 96.034. Seu candidato a vice-prefeito é José Maria Tapajós do PL.

6- Ney Santana do PSDB

Ney Santana é empresário e vereador e está no seu segundo mandato. É a primeira vez que Ney Santana disputa o cargo de prefeito, seu candidato a vice na chapa é Rosivaldo Colares do PSDB.

7- Paulo Barrudada do PSL

O candidato Paulo Barrudada tem 54 anos e é empresário do ramo de hotelaria. Nas últimas eleições ele atuou como apoiador de candidatos, essa é sua primeira vez na disputa pelo cargo máximo de do município de Santarém. O seu candidato a vice na chapa é Paulão Curai do PSL.

8- Valdir Matias do PV

Valdir Matis é economista é pós-graduado em Auditoria. É concursado do município de Santarém no cargo de auditor fiscal. O candidato Valdir Matis é vereador em Santarém pelo seu quarto mandato consecutivo. Caso vença as eleições seu vice-prefeito será Ricardo Alencar do DC.

Leia mais: UNIFESSPA abre processo seletivo com salário que ultrapassa 4 mil

Calendário Eleitoral 2020

  • 31 de agosto a 16 de setembro: será permitido as realizações das convenções partidárias e a definição sobre coligações;
  • 26 de setembro: último dia para os partidos políticos apresentarem-se a Justiça Eleitoral;
  • a partir de 26 de setembro: prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e representação das emissoras de rádio e TV para elaborarem plano de mídia;
  • após 26 de setembro: início da propaganda eleitoral e também na internet;
  • 27 de outubro: data em que será divulgado, pela internet em ambiente eletrônico os relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados;
  • 15 de novembro: primeiro turno da eleição;
  • 29 de novembro: segundo turno da eleição;
  • até 15 de dezembro: último dia para os partidos políticos encaminharem a Justiça Eleitoral do conjunto das prestações de contas de campanha dos candidatos e dos partidos políticos, relativamente ao primeiro turno e, onde houver, ao segundo turno das eleições;
  • até 18 de dezembro: será realizada a diplomação dos candidatos eleitos em todo o país, salvo nos casos em que as eleições ainda não tiverem sido realizadas.
Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0