Eleições 2020: ESTES são os candidatos à prefeitura de Santarém-PA

Santarém tem oito candidatos na disputa do cargo de prefeito nas eleições 2020. Os nomes ainda precisam ser confirmados pela Justiça Eleitoral.

Eleições 2020: ESTES são os candidatos à prefeitura de Santarém-PA
Eleições 2020: ESTES são os candidatos à prefeitura de Santarém-PA (Imagem: Reprodução Estratégias Concursos)

Veja a lista dos candidatos confirmados nas eleições 2020

1- Jesson Santos do PRTB

O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) escolheu Jesson Santos para disputar o cargo de prefeito. O candidato Jesson é cabo da Polícia Militar do Pará e militar da Marinha do Brasil há 24 anos. É a primeira vez que disputa um cargo público. Sua candidata a vice-prefeita é Katiane Aguiar Rocha do PRTB.

2- João Pingarilho do PSC

O candidato João Pingarilho é empresário do segmento de panificação desde 1997 onde começou a trabalhar com a sua família. Em 2018 ele se candidatou a deputado estadual, mas não se elegeu. Em janeiro desse ano ele assumiu o cargo de presidência do PSC em Santarém. Sua vice na chapa é a Daniela Batista do PSC.

3- Héldson Tomaso do Patriota

Héldson é licenciado pleno em matemática, tem MBA em Inteligência Estratégica, Especialização em Gestão Estratégica em Defesa Social e Mestrado em Gestão Social e Mediação de Conflitos. O candidato Héldson, é coronel PM da reserva e estreante no mundo político. Seu candidato a vice-prefeito é o professor Edvaldo Bernardo do PMN.

4- Maria do Carmo do PT

A candidata Maria do Carmo é promotora de justiça aposentada do Ministério Público do Estado de Pará e também já atuou como professor universitária. Em 2014 foi eleita prefeita de Santarém por dois mandatos consecutivos. O seu vice na chapa é Bruno Pará do PP.

5- Nélio Aguiar do DEM

Nélio Aguiar é médico especialista em otorrinolaringologia. O candidato Nélio já foi vereador estadual e Federação das Associações dos Municípios do Pará, ele é o atual prefeito de Santarém e concorre à releição. Em 2016 ele ganhou a disputa pelo cargo de prefeito com a maior votação dos votos um total de 96.034. Seu candidato a vice-prefeito é José Maria Tapajós do PL.

6- Ney Santana do PSDB

Ney Santana é empresário e vereador e está no seu segundo mandato. É a primeira vez que Ney Santana disputa o cargo de prefeito, seu candidato a vice na chapa é Rosivaldo Colares do PSDB.

7- Paulo Barrudada do PSL

O candidato Paulo Barrudada tem 54 anos e é empresário do ramo de hotelaria. Nas últimas eleições ele atuou como apoiador de candidatos, essa é sua primeira vez na disputa pelo cargo máximo de do município de Santarém. O seu candidato a vice na chapa é Paulão Curai do PSL.

8- Valdir Matias do PV

Valdir Matis é economista é pós-graduado em Auditoria. É concursado do município de Santarém no cargo de auditor fiscal. O candidato Valdir Matis é vereador em Santarém pelo seu quarto mandato consecutivo. Caso vença as eleições seu vice-prefeito será Ricardo Alencar do DC.

Leia mais: UNIFESSPA abre processo seletivo com salário que ultrapassa 4 mil

Calendário Eleitoral 2020

  • 31 de agosto a 16 de setembro: será permitido as realizações das convenções partidárias e a definição sobre coligações;
  • 26 de setembro: último dia para os partidos políticos apresentarem-se a Justiça Eleitoral;
  • a partir de 26 de setembro: prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e representação das emissoras de rádio e TV para elaborarem plano de mídia;
  • após 26 de setembro: início da propaganda eleitoral e também na internet;
  • 27 de outubro: data em que será divulgado, pela internet em ambiente eletrônico os relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados;
  • 15 de novembro: primeiro turno da eleição;
  • 29 de novembro: segundo turno da eleição;
  • até 15 de dezembro: último dia para os partidos políticos encaminharem a Justiça Eleitoral do conjunto das prestações de contas de campanha dos candidatos e dos partidos políticos, relativamente ao primeiro turno e, onde houver, ao segundo turno das eleições;
  • até 18 de dezembro: será realizada a diplomação dos candidatos eleitos em todo o país, salvo nos casos em que as eleições ainda não tiverem sido realizadas.

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes – SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.