Eleições 2020: 4 cidades do RN apresentam somente 1 candidato a prefeito; veja quais

Do total de 167 municípios do Rio Grande do Norte (RN), quatro têm apenas um candidato para prefeito nas eleições 2020.

Do total de 167 municípios do Rio Grande do Norte (RN), quatro têm apenas um candidato para prefeito nas eleições 2020. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a disputa é única em Frutuoso Gomes, Serrinha dos Pintos, Tenente Ananias e Viçosa, no oeste do estado.

Eleições 2020: 4 cidades do RN apresentam somente 1 candidato a prefeito; veja quais

Eleições 2020: 4 cidades do RN apresentam somente 1 candidato a prefeito; veja quais (Imagem: Google)

Em 2016, o município de Lucrécia teve apenas uma candidata a prefeita e nove candidatos para nove vagas na Câmara Municipal. Um levantamento aponta que 107 cidades brasileiras registraram apenas um candidato à prefeitura. O número é maior do que o registrado em 2016, quando a situação ocorreu em 95 municípios.

Eleições 2020 com candidato único no RN

Em Frutuoso Gomes, a única candidatura é da atual prefeita Janda Jácome (MDB), que tenta a reeleição. O vice é o mesmo das eleições de 2016, Bebé (PSB). O município possui 3.944 eleitores aptos a votar este ano. A população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 4.233 pessoas.

Em Serrinha dos Pintos, a candidata concorre pela primeira vez. A estudante Bárbara Teixeira (PP) tem como vice-prefeito Nego de Zé Lodolfo (PP), o atual vice da cidade. O número de eleitores aptos a votar é 3.895, acordo com o TSE. O município tem 4.816 habitantes, segundo o IBGE.

Leia mais: Eleições 2020: Veja quais cidades de Pernambuco tem apenas 1 candidato a prefeito

A única candidata à prefeitura de Tenente Ananias é Larissa (PSD), que busca a reeleição. A candidata a vice-prefeita é a atual vereadora Graça (PSD). No município de 9.883 moradores, 7.362 estão aptos a votar.

Em Viçosa, o candidato a prefeito é o advogado Ramon (Republicanos), que concorre pela primeira vez com a candidata a vice-prefeita Selcina, servidora pública também do Republicanos. No município, apenas um candidato a vereador vai ficar fora da Câmara, pois 10 pessoas disputam as nove vagas.

Viçosa tem 1.824 eleitores, segundo a Justiça Eleitoral, e uma população total de 1.725 pessoas O município é um dos 30 do Rio Grande do Norte que têm mais eleitores do que habitantes. O RN ocupa a sexta posição no ranking de estados com cidades que têm número de eleitores superior ao de habitantes. Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, Santa Catarina e Paraíba ocupam as primeiras posições.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0