Eleições 2020: 4 cidades do RN apresentam somente 1 candidato a prefeito; veja quais

Do total de 167 municípios do Rio Grande do Norte (RN), quatro têm apenas um candidato para prefeito nas eleições 2020. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a disputa é única em Frutuoso Gomes, Serrinha dos Pintos, Tenente Ananias e Viçosa, no oeste do estado.

Eleições 2020: 4 cidades do RN apresentam somente 1 candidato a prefeito; veja quais
Eleições 2020: 4 cidades do RN apresentam somente 1 candidato a prefeito; veja quais (Imagem: Google)

Em 2016, o município de Lucrécia teve apenas uma candidata a prefeita e nove candidatos para nove vagas na Câmara Municipal. Um levantamento aponta que 107 cidades brasileiras registraram apenas um candidato à prefeitura. O número é maior do que o registrado em 2016, quando a situação ocorreu em 95 municípios.

Eleições 2020 com candidato único no RN

Em Frutuoso Gomes, a única candidatura é da atual prefeita Janda Jácome (MDB), que tenta a reeleição. O vice é o mesmo das eleições de 2016, Bebé (PSB). O município possui 3.944 eleitores aptos a votar este ano. A população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 4.233 pessoas.

Em Serrinha dos Pintos, a candidata concorre pela primeira vez. A estudante Bárbara Teixeira (PP) tem como vice-prefeito Nego de Zé Lodolfo (PP), o atual vice da cidade. O número de eleitores aptos a votar é 3.895, acordo com o TSE. O município tem 4.816 habitantes, segundo o IBGE.

Leia mais: Eleições 2020: Veja quais cidades de Pernambuco tem apenas 1 candidato a prefeito

A única candidata à prefeitura de Tenente Ananias é Larissa (PSD), que busca a reeleição. A candidata a vice-prefeita é a atual vereadora Graça (PSD). No município de 9.883 moradores, 7.362 estão aptos a votar.

Em Viçosa, o candidato a prefeito é o advogado Ramon (Republicanos), que concorre pela primeira vez com a candidata a vice-prefeita Selcina, servidora pública também do Republicanos. No município, apenas um candidato a vereador vai ficar fora da Câmara, pois 10 pessoas disputam as nove vagas.

Viçosa tem 1.824 eleitores, segundo a Justiça Eleitoral, e uma população total de 1.725 pessoas O município é um dos 30 do Rio Grande do Norte que têm mais eleitores do que habitantes. O RN ocupa a sexta posição no ranking de estados com cidades que têm número de eleitores superior ao de habitantes. Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, Santa Catarina e Paraíba ocupam as primeiras posições.

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.