Eleições 2020: Ibope libera lista de candidatos que estão à frente na corrida eleitoral de João Pessoa

Em João Pessoa, 14 candidatos disputam a prefeitura. Ibope mostra Cícero Lucena (PP) à frente das intenções de voto das eleições 2020

Na capital da Paraíba, João Pessoa, 14 candidatos disputam o cargo de prefeito. Uma pesquisa Ibope divulgada pela TV Cabo Branco nesta segunda-feira (5) mostra Cícero Lucena (PP) com o maior percentual de intenções de voto, 18%. Em seguida aparece Nilvan Ferreira (MDB), com 15%, e Ricardo Coutinho (PSB), com 12%. Os votos brancos e nulos representam o maior percentual da pesquisa, 20%. Confira os resultados para as eleições 2020

Eleições 2020: Ibope libera lista de candidatos que estão à frente na corrida eleitoral de João Pessoa

Eleições 2020: Ibope libera lista de candidatos que estão à frente na corrida eleitoral de João Pessoa. (Imagem: Reprodução Diário do Rio)

Resultados da pesquisa sobre as eleições 2020 em João Pessoa

  • Cícero Lucena (PP): 18% das intenções de voto
  • Nilvan Ferreira (MDB): 15% das intenções
  • Ricardo Coutinho (PSB): 12%
  • Wallber Virgolino (Patriota): 10%
  • Ruy Carneiro (PSDB): 7%
  • Edilma Freire (PV): 5%
  • Raoni (DEM): 2%
  • Branco/Nulo: 20%
  • Não sabe/Não respondeu: 8%

Anísio Maia (PT) e João Almeida (Solidariedade) registraram 1% das intenções e voto na pesquisa. Os candidatos Camilo Duarte (PCO), Carlos Monteiro (REDE), Pablo Honorato Nascimento (PSOL) e Rafael Freire (UP) tiveram menos de 1%. Rama Dantas (PSTU) não foi citada pelos eleitores entrevistados.

Uma das questões da pesquisa foi em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Os percentuais resultantes foram: 43% dos entrevistados responderam que não votariam em Ricardo Coutinho (PSB); 30% em Cícero Lucena (PP); 18% em Ruy Carneiro (PSDB); 16% em Nilvan Ferreira (MDB); 13% em Wallber Virgolino (Patriota).

Do total, 11% citaram Anísio Maia (PT) e Edilma Freire (PV); 10% não votariam em João Almeida (Solidariedade); 9% em Raoni (DEM); 8% em Pablo Honorato Nascimento (PSOL) e Rama Dantas (PSTU); 7% citaram Camilo Duarte (PCO) e Rafael Freire (UP). Carlos Monteiro (Rede) foi citado por 6%. Do total, 2% responderam que votariam em todos e 14% não souberam ou não responderam.

Leia mais: Pesquisas indicam menos ‘apadrinhamento partidário’ nestas eleições 2020

A pesquisa foi encomendada pela TV Cabo Branco e tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 602 eleitores em João Pessoa entre os dias 3 e 4 de outubro. O nível de confiança é de 95%, o que significa a probabilidade de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

O primeiro turno das eleições 2020 será no dia 15 de novembro e o segundo turno, no dia 29 de novembro. As datas foram remarcadas em razão da pandemia.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0