Eleições Natal: TRE informa recontagem de votos e liberação de NOVA lista de eleitos

A Justiça informou que vai fazer a recontagem de votos em Natal, por conta da revalidação de 4.826 votos de 2 candidatos nas eleições

A Justiça Eleitoral informou que vai fazer a recontagem de votos em Natal, por conta da revalidação de 4.826 votos direcionados a dois candidatos a vereador do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). O reprocessamento da totalização de votos das eleições proporcionais pode alterar a composição da Câmara Municipal de Natal (CMN) para próxima legislatura de 2021/2024.

Eleições Natal: TRE informa recontagem de votos e liberação de NOVA lista de eleitos

Eleições Natal: TRE informa recontagem de votos e liberação de NOVA lista de eleitos. (Imagem: Elpídio Júnior/ CMN)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) deferiu os registros das candidaturas de Luciano Nascimento, que recebeu 3.464 votos, e Sílvio Dantas, que teve 1.362 votos. Os números elevam para 28.169 o número de votos válidos do PTB, o que fará com que o partido possa eleger dois vereadores pelo Quociente Partidário (QP).

Veja o que pode mudar na Câmara de Natal nestas eleições

Pelo cálculo inicial, o PTB só poderia eleger um vereador pelo QP e outro pela média. Com a retotalização dos votos, o partido pode herdar uma vaga do PT e garantir a eleição de Hermas Câmara de Souza, com 2.751 votos. O candidato mais votado do partido, Luciano Nascimento, também garante sua cadeira, assim como o segundo mais votado, Antonio Araújo Peixoto.

Com a alteração, o PT permanece com duas vagas obtidas pelo QP, com a eleição dos vereadores Divaneide Basilio e Brisa Bracchi. Outros 25 candidatos a vereador tiveram votos anulados e estão sub judice, mas as alterações não devem mudar muito o quadro partidário da Câmara Municipal de Natal. Os votos anulados e sub judice totalizam 6.368.

Leia mais: Pesquisa eleitoral 2º turno João Pessoa aponta favoritismo entre candidatos

O reprocessamento dos votos pela 1ª Zona Eleitoral de Natal será acompanhado pelo presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), Aldo de Medeiros Lima Filho e o promotor da 1ª Zona Eleitoral, Augusto de Araújo Azevedo, além de representantes de partidos políticos.

A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte informou que os partidos elegeram 15 candidatos a vereador conforme o Quociente Partidário e outros 14 pelas “sobras”, depois de cálculos de médias de votos, o que possibilitou a eleição de candidatos de partidos que não alcançaram o Quociente Eleitoral. A Câmara de Natal tem 29 vereadores que vão ocupar a Casa para o mandato 2021-2024.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0