Salvador segue mais uma etapa de flexibilização e libera visitação no Farol da Barra

Farol da Barra em Salvador vai reabrir para o público após período fechado em função das medidas de segurança no combate ao coronavírus.

Na próxima sexta-feira (13), o Farol da Barra vai reabrir para o público após período fechado em função das medidas de segurança no combate à pandemia do coronavírus. Nessa nova etapa de flexibilização em Salvador, haverá uma cerimônia fechada, às 16h, para convidados e imprensa para marcar o momento de funcionamento da atração turística.

Salvador segue mais uma etapa de flexibilização e libera visitação no Farol da Barra (Foto: Raphael Mullher)

Salvador segue mais uma etapa de flexibilização e libera visitação no Farol da Barra (Foto: Raphael Mullher)


De acordo com o portal Correio, a visitação ao local será reaberta após o ponto ter sido premiado como Farol do Ano de 2020, pela International Association of Marine Aids to Navigation and Lighthouse Authorities – associação internacional de autoridades de navegação e faróis, que destaca os faróis mais interessantes do mundo.

A solenidade de premiação, no entanto, deve acontecer apenas no início do ano que vem, quando o troféu será enviado da França para o Brasil.

Leia mais: Procon-BA anuncia o início de atividades do cartório virtual no estado

Para garantir o cumprimento dos protocolos que ajudam a controlar a pandemia de covid-19, os funcionários do Farol da Barra passaram por treinamento. E, no dia 12, militares dos Fuzileiros Navais de Salvador vão fazer uma desinfecção nas instalações do farol para garantir a segurança, às 7h.

Isolamento social em Salvador

Assim como outros espaços públicos e privados de Salvador, o Farol da Barra estava fechado para visitação desde o começo dos primeiros contágios da Covid-19 no Brasil, em março. O prefeito havia publicado determinações no Diário Oficial para coibir aglomerações em ambientes de grande circulação de pessoas e barrar o contágio e proliferação do novo coronavírus (Covid-19).

Os Decretos de isolamento social perduraram por meses e, apenas em junho, é que a prefeitura publicou protocolos para a volta gradativa de uso dos espaços, começando pela orla das praias, ainda com uso de máscaras e outras medidas de segurança. Somente em julho a gestão municipal liberou o retorno de shoppings e comércio de rua na cidade, com restrições de horário e limite da capacidade de atendimento.

As praias tiveram o acesso liberado apenas em setembro, em dias da semana; ainda assim, com algumas praias ainda restritas. Em outubro, a retomada do comércio e das atividades coletivas nas praias e em áreas públicas puderam acontecer, assim como eventos com até 200 pessoas. As praias ainda seguem sem autorização de uso aos finais de semana pelo prefeito ACM Neto.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0