Eleições: Pesquisa revela que ESTA é a principal candidata na disputa pela prefeitura de Santarém-PA

Oito candidatos estão na disputa para assumir a Prefeitura de Santarém. A primeira pesquisa aponta Maria do Carmo, à frente nas eleições

Oito candidatos estão na disputa para assumir a Prefeitura de Santarém. A primeira pesquisa realizada no município pela DOXA após a definição das candidaturas aponta que Maria do Carmo, do PT, está em primeiro lugar com 31,6% das intenções de voto. Os candidatos Nélio Aguiar (Democratas) e Paulo Barrudada (PSL) seguem em segundo e terceiro lugar, respectivamente. O resultado levaria a eleição em Santarém para o segundo turno. Confira o levantamento para estas eleições.

Eleições: Pesquisa revela que ESTA é a principal candidata na disputa pela prefeitura de Santarém-PA

Eleições: Pesquisa revela que ESTA é a principal candidata na disputa pela prefeitura de Santarém-PA (Imagem: Reprodução Veja- Assine Abril)

Candidatos preferidos nestas eleições em Santarém-PA

  • Maria do Carmo (PT): 31,6%
  • Nélio Aguiar (Democratas): 17,1%
  • Paulo Barrudada (PSL): 11,7%.
  • Brancos ou nulos: 8,4% / Indecisos: 14%

Na pesquisa espontânea, em que os eleitores não têm os nomes dos candidatos, a soma de brancos e nulos chega a 70%. A candidata mais citada continua sendo Maria do Carmo, com percentual menor, de 12,2%. Nélio Aguiar vem em seguida com 9,0%. Paulo Barrudada aparece em terceiro lugar com 2,8%.

Os índices de rejeição também foram levantados e apontam o atual prefeito, Nélio Aguiar, em primeiro lugar, com 33,7%. Maria do Carmo tem 28,2% de rejeição. Ney Santana tem 4,1%; Coronel Tomaso, 2,9%; Valdir Matias, 2,2%; Barrudada, 2,0%; Jessom Santos, 1,2% e João Pingarilho, 1,0%. Do total de entrevistados, 12,7% responderam que poderiam votar em qualquer candidato e 12% não opinaram.

Leia mais: Eleições: Pesquisa revela que ESTE é o candidato favorito de Belém em 2020

Considerando apenas os votos válidos, isto é, retirando os votos brancos, nulos e indecisos, Maria do Carmo acumula 40,7% das intenções, enquanto Nélio Aguiar fica com 22,0%. Barrudada com 15,1%; Coronel Tomaso vai para 9,8%; Ney Santana, 6,7%; João Pingarilho, 3,0%; Valdir Mathias, 1,7% e Jessom Santos, 1%.

A pesquisa ouviu 621 pessoas, tanto na cidade, quanto na zona rural de Santarém, entre os dias 7 e 10 de outubro. A margem de erro considerada é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral.

O calendário eleitoral foi adiado em razão da pandemia de Covid-19. O primeiro turno será no dia 15 de novembro e o segundo turno em 29 de novembro. Procedimentos de segurança preveem o isolamento de infectados e fila preferencial para eleitores com mais de 60 anos durante as primeiras três horas de votação, das 7 às 10 horas.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0