Eleições: Pesquisa revela que ESTE é o candidato favorito à prefeitura de Fortaleza em 2020

A primeira pesquisa do Instituto Ibope para candidatos a prefeito nas eleições 2020 em Fortaleza foi divulgada na semana passada.

A primeira pesquisa do Instituto Ibope para candidatos a prefeito nas eleições 2020 em Fortaleza foi divulgada na semana passada. Os números apontam Capitão Wagner (Pros) à frente da disputa, com 28% das intenções de voto. O segundo lugar é da ex-prefeita Luizianne Lins (PT), com 23%, e em terceiro está José Sarto (PDT), com 16%.

EEleições: Pesquisa revela que ESTE é o candidato favorito à prefeitura de Fortaleza em 2020

EEleições: Pesquisa revela que ESTE é o candidato favorito à prefeitura de Fortaleza em 2020 (Foto: Reprodução Google)

Com a margem de erro, os dois primeiros candidatos estão tecnicamente empatados, assim como a segunda e o terceiro. A pesquisa foi contratada pela TV Verdes Mares e ouviu 740 eleitores de Fortaleza entre 9 e 11 de outubro. A margem de erro é de 3,5 pontos porcentuais para mais ou menos e o índice de confiança é de 95%.

Confira os candidatos preferidos nas eleições de Fortaleza

  • Capitão Wagner (Pros): 28% das intenções de voto
  • Luizianne Lins (PT): 23%
  • José Sarto (PDT): 16%
  • Heitor Férrer (SD): 6%
  • Celio Studart (PV): 4%
  • Renato Roseno (Psol): 3%
  • Heitor Freire (PSL): 1%

Anízio (PCdoB) e Samuel Braga (Patri) receberam menos de 1% das intenções de voto. Os candidatos José Loureto (PCO) e Paula Colares (UP) não foram citados pelos entrevistados. Além disso, 7% ainda não sabem em quem votar ou não responderam e 12% pretendem votar em branco ou anular.

A pesquisa também compilou os índices de rejeição ao perguntar aos eleitores em quais candidatos não votariam de jeito nenhum. A mais citada foi Luizianne (PT), com 36%, seguida por Capitão Wagner (Pros), com 33% e Sarto (PDT), com 17%.

Leia mais: Pesquisa para prefeito de João Pessoa 2020: Veja quem é o candidato FAVORITO das eleições

Em relação à avaliação da gestão Roberto Cláudio (PDT) na Prefeitura de Fortaleza, 12% classificaram como ótima; 37% como boa e 35% como regular. Entre os entrevistados, 4% consideram a gestão ruim e 10% a consideram péssima. A continuidade do grupo político do atual prefeito é representada por José Sarto (PDT). O principal desafio é se sobressair ao deputado Capitão Wagner (Pros), que tem apoio do presidente Jair Bolsonaro.

O sucessor de Roberto Cláudio (PDT) será escolhido nos próximos dias 15 e 29 de novembro. 11 candidatos estão concorrendo ao cargo de prefeito da capital cearense. Capitão Wagner (Pros), que lidera a primeira pesquisa, é reformado da Polícia Militar e já foi vereador e deputado estadual. Atualmente, é deputado federal. A vice na chapa é a advogada e militante dos direitos humanos, Kamila Cardoso.

 

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0