Encceja 2020 será em 2021; veja como realizar a inscrição e se preparar para o exame

O cronograma do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2020) foi divulgado pelo Inep.

O cronograma do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2020) foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep). As inscrições serão entre 11 e 22 de janeiro de 2021 e as provas serão aplicadas em abril.

Encceja 2020 será em 2021; veja como realizar a inscrição e se preparar para o exame

Encceja 2020 será em 2021; veja como realizar a inscrição e se preparar para o exame. (Imagem: Wilson Dias/Agência Brasil)

O exame também foi adiado para o ano que vem em razão da pandemia do novo coronavírus. A participação no Encceja é voluntária, gratuita e voltada a jovens e adultos que não conseguiram concluir os estudos na idade apropriada.

Confira detalhes do Encceja 2020

Podem prestar a certificação para o ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos; para o ensino médio, é necessário ter, no mínimo, 18 anos completos.

O exame é composto por quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha e uma redação. A aplicação das provas está marcada para o dia 25 de abril.

Para o ensino fundamental, o participante é avaliado em Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia.

Para o ensino médio, as áreas avaliadas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Leia mais: NOVO adiamento do ENEM? Secretaria de Educação da Bahia solicita novas datas ao MEC

Para se inscrever, o candidato precisa acessar o site do Encceja e ter em mãos o número do CPF, data de nascimento, endereço de e-mail individual e atualizado e número de telefone celular. O participante deverá acompanhar a situação da inscrição e a divulgação do local de provas pelo site.

Quem não compareceu no Encceja 2019 precisa justificar a ausência e aguardar aprovação. O prazo para justificativa foi encerrado no dia 20 de dezembro e o resultado já está publicado. Quem teve a justificativa negada pode entrar com recurso até o dia 4 de janeiro.

Cronograma Encceja 2020

  • Período de inscrições: das 10h do dia 11 até às 23h59 de 22 de janeiro de 2021
  • Solicitação de atendimento especializado: 11 a 22 de janeiro de 2021
  • Resultado da solicitação: 1º de fevereiro de 2021
  • Solicitação para tratamento pelo nome social: 11 a 22 de janeiro
  • Aplicação das provas Encceja: 25 de abril de 2021
Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0