Encceja 2021: Guia COMPLETO sobre inscrições, provas e NOVAS regras do exame

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2021) está marcado para o dia 25 de abril e ocorrerá em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. As provas correspondem à edição de 2020 e foram adiadas em razão da pandemia do novo coronavírus.

Inscrições para o Encceja 2020-2021 começam nesta segunda-feira (11)
Encceja 2021: Guia COMPLETO sobre inscrições, provas e NOVAS regras do exame (Imagem: Reprodução / Google)

As inscrições para o Encceja começam às 10h do dia 11 de janeiro de 2021 e vão até as 23h59 do dia 22. O período para solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social é o mesmo. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada.

Leia mais: ENEM 2020: Faltam 10 dias para a prova; relembre as NOVIDADES desta edição

Guia completo para o Encceja 2021

O exame oferece certificação para ensino fundamental ou médio. No ato da inscrição, o candidato deve selecionar uma das duas. Para participar, é necessário ter 15 anos completos até a data da prova, para ensino fundamental, e 18 anos completos no caso do ensino médio.

As inscrições serão no site do Encceja, basta acessar e informar dados pessoais: número do CPF, data de nascimento, endereço de e-mail individual e atualizado e número de telefone celular.

Quem se inscreveu mas não compareceu na edição de 2019 precisou justificar a ausência até 20 de dezembro de 2020.

A justificativa dos inscritos que não comparecem às provas é obrigatória para a inscrição. Do mesmo modo, o participante que não comparecer às provas neste ano precisará justificar a ausência se quiser fazer uma nova inscrição na edição de 2021 do exame.

Quem não justifica a ausência na edição anterior ou tem a solicitação de justificativa reprovada deve ressarcir ao Inep o valor de R$ 40.

Leia mais: Enem 2020: O que PODE e o que NÃO PODE levar no dia da prova?

Detalhes da prova do Encceja 2021

O exame é composto por quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha e uma redação. A aplicação das provas é dividida entre os turnos da manhã e da tarde por área de conhecimento.

Para o ensino fundamental, o participante pode ser avaliado em: Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia.

No caso do ensino médio, as áreas ofertadas para avaliação são: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. O resultado do Encceja será divulgado no dia 1º de fevereiro de 2021.

 

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.