Encceja 2021: Inscrições começam a partir de AMANHÃ (11); veja como participar
As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2021 começam amanhã (11).
As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2021 começam nesta segunda-feira (11) e vão até o dia 22 de janeiro de 2021. A prova estava agendada para o ano passado, mas foi reagendada para o dia 25 de abril deste ano por causa da pandemia.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o Encceja “tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros”.
Leia mais: FIES anuncia 93 MIL vagas para financiamento em 2021; confira as novas regras
Provas Encceja 2021
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos constitui-se de provas estruturadas da seguinte forma:
Para o ensino fundamental:
- Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
- Matemática;
- Historia e Geografia;
- Ciências Naturais.
Para o ensino médio:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Leia mais: ENEM 2020: Faltam 10 dias para a prova; relembre as NOVIDADES desta edição
Quem pode se inscrever
A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.
No Brasil e no exterior, o Encceja pode ser realizado para pleitear certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e ensino médio.
Para certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame.
A certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.
Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.