Estudando para o Detran? Veja como realizar a simulação da prova de habilitação

Para auxiliar nos estudos dos cidadãos que estão prestes a fazer a prova de habilitação, o Detran disponibiliza uma plataforma online.

Para auxiliar nos estudos dos cidadãos que estão prestes a fazer a prova de habilitação, o Detran disponibiliza uma plataforma online e gratuita como forma de simular as questões que caem na prova. Até o final do exame simulado, os cidadãos podem consultar a quantidade de erros e acertos.

Estudando para o Detran? Veja como realizar a simulação da prova de habilitação (Foto: Reprodução Google)

Estudando para o Detran? Veja como realizar a simulação da prova de habilitação (Foto: Reprodução Google)

O simulado não garante que as mesmas perguntas caiam na prova, as questões são adaptadas de provas dos anos anteriores, algumas cidades realizam o simulado especifico do estado, porém o Detran também realiza um simulado nacional.

Alguns assuntos que caem nas provas são basicamente as regras gerais que o candidato deve saber, antes de conseguir sua Carteira de Habilitação Nacional (CNH). Alguns deles são:

  • Placas de sinalização de trânsito;
  • Direção defensiva;
  • Primeiros socorros;
  • Mecânica básica;
  • Meio ambiente e cidadania.

Para a primeira habilitação, estes conteúdos são de extrema importância. A prova tem cerca de 30 questões de diversos assuntos relacionados as regras de trânsito, e com duração de 40 minutos.

Além do simulado oficial do Detran Online, o órgão oferece também de forma gratuita, diversos simulados de conteúdos específicos, como placas de sinalização, para auxiliar nos estudos da prova geral.

Leia Mais: Detran-RO: Veja AQUI o passo a passo para realizar a consulta do seu veículo

Realizar o simulado do Detran online

Para utilizar do serviço, é preciso seguir o passo a passo:

  • Acessar o site do Simulado do Detran Brasil;
  • Clicar na plataforma de acesso a prova do simulado nacional;
  • Responder todas as 30 questões.

Todas as questões são de assinalar, e no final o resultado sairá com as respostas corretas e com as explicações daquelas que foram erradas.

O Detran o oferece ainda um serviço que auxilia as pessoas que iram tirar a CNH pela primeira vez:

“Nós, aqui no Simulado Detran Brasil, oferecemos apostilas gratuitas para primeira habilitação. Além disso, há também simulados do Detran e material relacionado de forma totalmente gratuita. Visando, desta forma, que você se torne um melhor motorista, mais consciente e mais respeitoso no trânsito.” divulgado no site oficial do departamento.

Larissa Luna
Escrito por

Larissa Luna

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0