Detran-RO: Veja AQUI o passo a passo para realizar a consulta do seu veículo

O DETRAN-RO agora atende aos clientes de forma online, para auxiliar as consultas de informações como habilitação e multas de veículos.

O Departamento Estadual de Trânsito do estado de Rondônia (DETRAN-RO) localizado na região Norte do país, agora atende aos clientes de forma online. Uma plataforma de acesso foi criada para auxiliar as consultas de informações como habilitação e multas de veículos.

Detran-RO: Veja AQUI o passo a passo para realizar a consulta do seu veículo

Detran-RO: Veja AQUI o passo a passo para realizar a consulta do seu veículo (Foto: Reprodução Google)

A política de trânsito de Rondônia é responsável pelo Detran, segundo a lei Lei n° 134 de 20 de outubro de 1986, publicada no Diário Oficial n° 1175 de 21 de outubro de 1986. Desde então, o órgão atua nos referentes aos veículos automotores e a CNH dos cidadãos.

O artigo 22 do Código de Trânsito Brasileiro prevê todos os termos em que os órgãos são responsáveis, entre eles são:

“Art. 22. Compete aos órgãos ou entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, no âmbito de sua circunscrição: I – cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito das respectivas atribuições; II – realizar, fiscalizar e controlar o processo de formação, aperfeiçoamento, reciclagem e suspensão de condutores, expedir e cassar Licença de Aprendizagem, Permissão para Dirigir e Carteira Nacional de Habilitação, mediante delegação do órgão federal competente; III – vistoriar, inspecionar quanto às condições de segurança veicular, registrar, emplacar, selar a placa, e licenciar veículos, expedindo o Certificado de Registro e o Licenciamento Anual, mediante delegação do órgão federal competente…”

Leia mais: Tribunal de Justiça prorroga inscrições de concurso em Rondônia

A facilidade do acesso nas plataformas digitais do DETRAN-RO

Com a pandemia da Covid-19, o Detran de Rondônia disponibilizou para os cidadãos uma plataforma online de consulta.

Nela é possível consultar e acompanhar solicitações de alguns serviços como:

  • Gravame
  • Licitação
  • Registro contratos
  • Autenticar chave
  • Calendário de exames práticos e teóricos
  • Consulta de exames
  • Multas

Para consultar serviços relacionados aos veículos automotores, como emissão de multas, taxas de documentações e IPVA, é preciso seguir o passo a passo:

  • Acessar o site do Detran – RO
  • Selecionar a plataforma do Informativo ao Cidadão
  • Informar a Placa do veículo e o Renavam ou CPF/CNPJ.

Para mais informações, o telefone geral da ouvidoria (69) 3217-2575 está disponível. A sede principal do estado, fica localizada no endereço Rua Doutor José Adelino, nº 4477 – Costa e Silva CEP: 76803-592, Porto Velho – RO, e o horário de atendimento fica em 7:30hs – 13:30hs.

Larissa Luna
Escrito por

Larissa Luna

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0