FIES 2020.2: MEC informa SUSPENSÃO de inscrição por tempo indeterminado

As inscrições para as vagas remanescentes do Fies do segundo semestre começaram no dia 6 de outubro e já encerraram.

As inscrições para as vagas remanescentes do Fies do segundo semestre começaram no dia 6 de outubro e já encerraram. A alta procura dos candidatos causou uma instabilidade no site e por isso o órgão preferiu não dá continuidade nas inscrições.

FIES 2020.2: MEC informa SUSPENSÃO de inscrição por tempo indeterminado

FIES 2020.2: MEC informa SUSPENSÃO de inscrição por tempo indeterminado (Imagem: Reprodução Agência Brasil)

Inscrições suspensas do FIES 2020.2

O Fundo de Financiamento Estudantil-Fies cancelou as inscrições para as vagas remanescentes do segundo semestre de 2020, mas de acordo com o Ministério da Educação (MEC) as inscrições serão reabertas e prorrogadas.

O motivo foi devida a alta procura das inscrições causando uma sobrecarga e instabilidade no sistema. Quem concluiu sua inscrição não será prejudicado, para quem não conseguiu fazer o prazo das novas inscrições será proporcional ao período em que o sistema estava funcionando normal.

A prorrogação será oficializada por meio do edital divulgado pelo MEC, nele estará todos os detalhes do novo cronograma para as vagas remanescente do segundo semestre de 2020 do FIES.

Vagas remanescentes 2020

As inscrições começaram no dia 6 de outubro e os três primeiros dias de inscrições 6 a 8 de outubro, estavam reservados para a oferta exclusiva de vagas para os cursos da área de saúde, engenharias, licenciaturas e ciência da computação. Os candidatos não matriculados em uma instituição de ensino superior poderiam se inscrever até 13 de outubro e aqueles já matriculados teriam prazo até o dia 13 de novembro para realizar suas inscrições.

As vagas remanescentes são aquelas que não foram ocupadas no decorrer do processo seletivo regular, por desistência dos candidatos pré-selecionados ou falta de documentação na contratação do financiamento. Nessa etapa, estavam sendo ofertadas 50 mil vagas.

Leia mais: Veja como encontrar vagas de emprego e cadastrar currículo no ‘Trabalha Brasil’

Fundo de Financiamento Estudantil- Fies

O Fies é o programa do governo federal que tem o objetivo de facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas. Criado em 1999, ele é ofertado em duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

O primeiro é operado pelo governo federal, sem incidência de juros, para estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa; o percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino. Já o P-Fies funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros.

Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0