FIES 2020.2 anuncia inscrições abertas para vagas remanescentes; inscreva-se!

Começaram ontem terça-feira (6) a partir das 10h, as inscrições para as vagas remanescentes do Fies do 2º semestre de 2020.

Começaram ontem terça-feira (6) a partir das 10h, as inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 2º semestre de 2020. Estão sendo ofertadas 50 vagas disponíveis para os estudantes do ensino superior.

FIES 2020.2 anuncia inscrições abertas para vagas remanescentes; inscreva-se!

FIES 2020.2 anuncia inscrições abertas para vagas remanescentes; inscreva-se! (Imagem: Reprodução Radar Amazônica)

Inscrições

De acordo com o Ministério da Educação (MEC) a divisão das inscrições serão da seguinte maneira:

  • Do dia 6 outubro de 2020 até as 23 horas e 59 minutos até o dia 13 de outubro de 2020, para o candidato não matriculado no curso/turno/local de oferta/Instituição de Educação Superior (IES) em que deseja se inscrever à vaga remanescente;
  • Do dia 6 outubro de 2020 até as 23 horas e 59 minutos até o dia 13 de novembro de 2020 para o candidato matriculado no curso/turno/local de oferta/IES em que deseja se inscrever à vaga remanescente;
  • No período do dia  6 outubro de 2020 até as 23 horas e 59 minutos até o dia 8 de outubro de 2020 serão disponibilizadas para inscrição os candidatos dos cursos prioritários, como os da área de saúde, engenharias, licenciaturas e ciência da computação.

Conforme consta no edital, só poderão participar da seleção os candidatos de acordo com os critérios abaixo:

  • Tenha participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a zero;
  • Possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos.

Faça a sua inscrição

Seleção

Segundo o Ministério da Educação, a ocupação das vagas remanescentes é diferente do processo de seleção tradicional do Fies. Nesse caso, a seleção ocorrerá de acordo com a ordem de conclusão das inscrições. O MEC alerta que, caso o candidato precisa fazer alguma alteração na sua inscrição depois de feita ele deve ficar atento, pois, ela será cancelada e realizar uma nova inscrição. Enquanto isso a vaga que o candidato escolheu anteriormente pode ser preenchida por outro candidato que concluiu a sua inscrição primeiro.

Leia mais: Bolsonaro lança decreto de educação para alunos com deficiência

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fie) foi criado em 1999 pelo governo federal com o objetivo de facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas. O Fies é operado pelo governo federal, sem incidência de juros, para estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa; o percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino.

Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0