Governo do Rio Grande do Norte anuncia reabertura do comércio para hoje (22)

O Rio Grande do Norte inicia hoje (22) a segunda fração da segunda fase de reabertura econômica, com a retomada de atividades do comércio.

O Rio Grande do Norte inicia hoje (22) a segunda fração da segunda fase de reabertura econômica, com a retomada de atividades comerciais. A autorização contempla o funcionamento de shoppings, centros comerciais e estabelecimentos com tamanho superior a 600 m² com “porta para a rua”, desde que não utilizem ar-condicionado e mantenham ventilação adequada.

Governo do Rio Grande do Norte anuncia reabertura do comércio para hoje (22)

Governo do Rio Grande do Norte anuncia reabertura do comércio para hoje (22). (Imagem: Google)

A governadora Fátima Bezerra (PT) voltou a cobrar fiscalização por parte das prefeituras, depois do registro de aglomerações em vários pontos da orla durante o fim de semana.

Na segunda-feira (21), ela se reuniu com representantes de setores econômicos da área do turismo, bares e restaurantes das 22 cidades litorâneos do estado, além do Ministério Público, para discutir medidas necessárias para o retorno das atividades.

Terceira fase de reabertura do comércio no Rio Grande do Norte

A primeira fração da terceira fase de reabertura econômica está marcada para o dia 29 e inclui serviços de alimentação em locais com mais de 300 m², além de bares e barracas de praia. A fiscalização dos estabelecimentos será feita pelos órgãos de segurança do estado e também pelas prefeituras.

Leia mais: Eleições 2020: Além de Álvaro Dias, conheça outros concorrentes a prefeitura de Natal

Para a governadora, as cenas de aglomeração em praias e agências bancárias, registradas no final de semana, são inaceitáveis e colocam em risco todo o trabalho de prevenção realizando até o momento. Por isso, as ações de fiscalização devem ser intensificadas, segundo Fátima Bezerra.

O processo de reabertura no Rio Grande do Norte começou no dia 1º de julho e foi suspenso na segunda semana do mês, por conta da lotação de leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19.

O plano foi retomado no dia 15, com a reabertura de estabelecimentos previstos na segunda fração da primeira etapa e na primeira fração da segunda etapa.

A retomada de atividades exige uso de máscaras, controle de acesso com limitação de pessoas de acordo com o tamanho do estabelecimento, disponibilização de álcool em gel, entre outros.

O Rio Grande do Norte registrou, até domingo (19), 43.766 casos confirmados de coronavírus e 1.577 mortes pela doença.

A capital do estado concentra 38,4% das confirmações. A ocupação de leitos de UTI para tratamento de Covid-19 chegou a 86%, de acordo com o sistema Regula RN, utilizado para administração dos leitos públicos durante o período de pandemia.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0