INSS anuncia início da perícia médica on-line em novembro; veja como vai funcionar
O INSS confirmou o retorno da perícia médica ainda este ano, porém, ela será acontecerá por meio de vídeo chamada.
O Instituto Nacional do Seguro Social- INSS confirmou o retorno da perícia médica ainda este ano, porém, ela será acontecerá por meio de vídeo chamada. Assim como alguns outros serviços, a perícia médica também precisou ser adaptada por conta da pandemia.
Perícia Médica
Por ordem do Governo Federal o serviço da perícia médica, nomeada de teleperícia, deve começar em 6 de novembro. O serviço constitui em um atendimento médico por vídeo chamada.
Para que tal serviço aconteça, o segurado precisa estar obrigatoriamente acompanhado pelo médico do trabalho da empresa na qual ele trabalha. Para os segurados que atuam nas empresas que não possui médico do trabalho, o INSS manterá as perícias presenciais. Com essa nova possibilidade os atendimentos aconteceram mais rápidos, evitando uma longa fila de espera.
O Tribunal de Contas da União disse que, caso algum assegurado não estiver acompanhado de um médico, é obrigação do órgão investir nos equipamentos necessários. Entretanto, o INSS informou que esses investimentos são não viáveis, exigindo que os segurados tenham câmeras específicas, ressaltando que as empresas de médio e grande portes são obrigadas a terem médico do trabalho.
Leia Mais: Meu INSS: Veja como conferir o extrato de pagamento do seu benefício
Quem deve fazer a perícia médica do INSS
A perícia médica é obrigatória para quem precisar de:
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-doença;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Aposentadoria por invalidez.
Você pode realizar o agendamento da perícia médica pelo:
- Telefone 135;
- Site do Meu INSS;
- Aplicativo Meu INSS.
Caso você escolha fazer o seu agendamento pelo aplicativo MEU INSS, siga o passo a passo abaixo:
- Acesse a página do Meu INSS;
- Faça o login e vá busque pela opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
- Clique em “Agendar Novo”;
- Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
- Compareça na data marcada para a realização da Perícia.
Como fazer o reagendamento
Em caso do não comparecimento, o INSS informou que o reagendamento será feito automaticamente e o segurado irá receber qual a nova data e horário do seu reagendamento.
Ao menos 87 das 108 agências espalhadas pelo Brasil voltaram com os seus atendimentos. Todas estão seguindo os protocolos do uso obrigatório da máscara e o fornecimento do álcool em gel.
Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.