INSS: Até quando vai durar o pagamento antecipado do auxílio-doença?
A antecipação do auxílio-doença de até um salário mínimo foi implantada pelo INSS em abril, a medida é temporária.
A antecipação do auxílio-doença de até um salário mínimo foi implantada pelo INSS em abril. A medida é temporária, ela foi criada apenas para diminuir os danos econômicos causados pela pandemia, no entanto, ela vai até o dia 31 de dezembro.
Pagamento do auxílio-doença
Conforme a prorrogação feita pelo INSS, os trabalhadores podem solicitar a antecipação do auxílio-doença até 30 de novembro. O valor pago será de R$ 1,045 até 31 de dezembro, quando acaba o período de calamidade pública estipulado pelo Governo Federal.
A antecipação do valor começou em abril, quando começou à pandemia da Covid-19. O seu objetivo é de conter os efeitos negativos causados pela pandemia.
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Como pedir o adiantamento no INSS?
O pedido de adiantamento do auxílio-doença deve ser feita no site Meu INSS. O segurado precisa:
- Ter contribuído com a previdência, pelo menos, 12 meses;
- Não estar há mais de 12 meses sem contribuir para a Previdência;
- Possuir a incapacidade/necessidade de afastamento do trabalho;
- Declaração de responsabilidade pelos documentos apresentados;
- Atestado médico.
O atestado médico deve estar legível e sem rasuras, conter a assinatura do profissional emitente e carimbo de identificação, com registro do Conselho de Classe, conter as informações sobre a doença ou CID e conter o prazo estimado de repouso necessário.
Registro de adiantamento
Após ter feito o cadastro no Meu INSS, o próximo passo é registrar o pedido de adiantamento. Veja o passo a passo a seguir.
- Entre o portal MEU INSS;
- Clique no link AGENDAR PERÍCIA;
- OBS: pode ser que no meio deste processo o portal peça para você confirmar alguns dados e após fornecer esses dados, você deverá clicar em “não sou um robô” e confirmar.
- Clique em PERÍCIA INICIAL;
- Clique em SELECIONAR;
- Quando o sistema enviar a pergunta: “Possui Atestado Médico?” você irá clicar em SIM;
- Preencha as informações pedidas pelo portal e prossiga;
- Em “Atestado” clique em “+”;
- Selecione o seu documento, clique em Abrir e depois Enviar.
- Selecione a Agência do INSS (você não precisará ir até a agência, é apenas a indicação de onde o benefício será mantido);
- Assinale a opção que diz: “Declaro que Li e concordo com as informações acima” e após clique em avançar.
Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.