Teresina-PI anuncia retorno de funcionamento do comércio aos domingos

Prefeitura de Teresina permite o funcionamento do comércio aos domingos, a medida passou a valer no dia 20 de setembro, foi liberado decreto

Prefeitura de Teresina, no Piauí, passou a permitir o funcionamento do comércio aos domingos. A medida de flexibilização teve validade a partir de ontem, dia 20 de setembro, para atividades econômicas e sociais.
As mudanças já haviam sido planejadas seguindo o Plano de Retomada na cidade.

Teresina-PI anuncia retorno de funcionamento do comércio aos domingos (Foto: Reprodução/TV Clube)

Teresina-PI anuncia retorno de funcionamento do comércio aos domingos (Foto: Reprodução/TV Clube)

De acordo com o portal Cidade Verde, o prefeito Firmino Filho afirmou que a retomada e afrouxamento do impedimento de funcionamento do comércio se dá aos números de contaminação na cidade, que vêm apresentando queda.

“O vírus ainda circula na nossa cidade, mas a situação já está mais controlada, com o número de mortes e de internações, bem como a procura por UBSs que atendem a pacientes com síndromes gripais, em queda. Isso nos dá mais tranquilidade para a retoma das atividades também aos finais de semana”, disse ao portal.

O monitoramento do impacto da reabertura continuará sendo feito pelo COE (Centro de Operações em Emergência), para avaliar se a pandemia apresentará evolução diante da movimentação. O avanço ou retrocesso da flexibilização vai depender dos números da doença com o passar dos dias.

Leia mais: Liminar aprova permissão de transporte gratuito aos idosos do Piauí

A prefeitura do município piauiense lembrou ao portal que todos os serviços e estabelecimentos devem respeitar as medidas sanitárias de segurança contra a Covid-19, inclusive quanto aos atendimentos emergenciais.
Caso os estabelecimentos descumpram o Decreto publicado em agosto, os lojistas estarão sujeitos à interdição total das atividades e cassação do alvará de localização e funcionamento.

Retomada gradual em Teresina

O Decreto de nº 2.052 foi assinada e publicado em agosto diante da estagnação do índice de casos registrados do coronavírus na cidade. A flexibilização teve início com o funcionamento aos sábados. Em Decreto do mês passado, Firmino Filho diz também ter considerado estudo sorológico e taxa de ocupação nas UTIs da cidade.

“Uma queda do número de atendimentos por síndromes gripais e também da taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) para a Covid-19, o que nos deu segurança para abrir um pouco mais no que diz respeito às normas e horário de funcionamentos de alguns estabelecimentos”.

Com isso, empresas e estabelecimentos do comércio varejista, inclusive os localizados nos Shopping Centers voltam a funcionar em todo o final de semana respeitando os protocolos de prevenção da disseminação do novo coronavírus.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0