INSS: Conheça as agências abertas na Paraíba que oferecem perícias médicas

Na Paraíba, o número de agências abertas para atendimento presencial do INSS aumentou para 25, apenas seis estão realizando perícias médicas

Na Paraíba, o número de agências abertas para atendimento presencial do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aumentou para 25. De acordo com portal ClickPB, apenas seis das 25 unidades estão realizando perícias médicas. No Estado, 37 agências estão em funcionamento, mas não são todas que estão oferecendo os serviços por conta da pandemia do coronavírus.

INSS: Conheça as agências abertas na Paraíba que oferecem perícias médicas (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

INSS: Conheça as agências abertas na Paraíba que oferecem perícias médicas (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O Instituto vem atuando no retorno gradativo de atendimento para seguir os protocolos sanitários contra a covid-19 desde setembro – quando o INSS declarou ter vistoriado todas as unidades do país, mas, os médicos peritos diziam o contrário.

Leia mais: Eleições: Candidata à prefeitura é multada por comício em João Pessoa-PB

Antes de visitar alguma das agências, é necessário agendar o atendimento pelos canais de atendimento do INSS: aplicativo ou central telefônica. O segurado pode agendar por meio de três canais: site ‘Meu INSS’; aplicativo de celular ‘Meu INSS’ e pela Central telefônica 135.

As agências com perícias na Paraíba são as seguintes, da Gerência Executiva em João Pessoa: Agência Centro, Agência Tambauzinho, Agência Sul (Bancários) e Agência Guarabira.

Paralisação de atendimento

O atendimento presencial das agências do INSS foram suspensas no estado desde o decreto de situação de calamidade pública na Paraíba, em março, por conta da Covid-19. Feito como medida de prevenção.  De acordo com o portal G1, foram afetados o atendimento ao público em repartições públicas, o acesso ao público a sessões do Legislativo, realização de eventos com aglomeração de pessoas, comércio, visitas a presídios, aulas em universidades e escolas, cerimônias religiosas, entre outros.

Retorno gradual do INSS

O atendimento presencial teve retorno no dia 14 de setembro com apenas dez unidades. O atendimento se restringia a cumprimentos de exigência, reabilitação profissional e avaliação social. As perícias médicas começaram a ser feitas apenas em setembro, no dia 21, em duas unidades do INSS na Paraíba. No início do mês de outubro estavam abertas 24 agências com quatro fazendo perícias médicas.

No primeiro dia de reabertura, as agências reabertas foram as da Região Metropolitana de João Pessoa. À época, não havia previsão de quando os exames de perícia médica seriam retomados.




Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0