IPTU 2021: Como emitir o boleto de Curitiba com DESCONTOS através de aplicativo

Até o dia 10 de fevereiro, os contribuintes do IPTU 2021 de Curitiba poderão emitir o boleto do imposto com descontos através de aplicativo.

Até o dia 10 de fevereiro, os contribuintes do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) 2021 de Curitiba poderão emitir o boleto para pagamento do imposto com descontos através de aplicativo de prefeitura. Também é possível parcelar o débito pelo ferramenta, mas sem abatimento no valor.

IPTU 2021: Como emitir o boleto de Curitiba com DESCONTOS através de aplicativo (Imagem: Reprodução/Google)

IPTU 2021: Como emitir o boleto de Curitiba com DESCONTOS através de aplicativo (Imagem: Reprodução/Google)

O serviço disponibilizado pela Prefeitura permite que o contribuinte de Curitiba pague não só o IPTU 2021 pelo aplicativo como, também, o ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), o ITBI (Imposto sobre a transmissão de bens imóveis) e outras taxas e impostos. Até então, a única opção de pagamento era à vista, no banco.

O imposto territorial vence no dia 10 de fevereiro para pagamento à vista, com desconto de 4%. Ou pode ser parcelado em dez vezes, com vencimento entre 11 e 15 de cada mês, conforme o número de inscrição.

Leia mais: IPVA e IPTU 2021: Pagamentos dos impostos já começaram; confira prazos e valores

Caso opte pelo pagamento parcelado, o contribuinte terá que dar continuidade dos carnês pela internet para segunda parcela, pois as guias enviadas para as residências terão apenas o pagamento da primeira parcela.

O que pode ser feito pela internet, pelo Curitiba App ou nas Ruas da Cidadania. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Até o final de janeiro, será enviada uma carta com o boleto para pagamento à vista ou da primeira parcela.

Como ter desconto no IPTU 2021 pelo aplicativo

Segundo orientou o Gazeta do Povo, o proprietário de imóvel precisará acessar o App Curitiba e inserir o número da inscrição imobiliária ou a indicação fiscal para acessar dados do imposto, imprimir o documento de arrecadação ou copiar o código de barras para o pagamento em bancos conveniados.

O usuário pode salvar o DAM (Documento de Arrecadação Municipal) em formato de PDF, imprimir ou copiar o código de barras.

A DAM pode ser paga nos bancos conveniados na boca do caixa, nos caixas eletrônicos ou por meio do internet banking. É possível pagar por meio de cartão de débito ou crédito ou ainda colocar em débito automático.

Os bancos conveniados para pagamento são Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Itaú/Unibanco, Sicredi, Sicoob e Mercantil.

Leia mais: Calendário de NOVOS pagamentos do PIS/Pasep 2020/2021 começa quarta-feira (19)

Entenda a cobrança do IPTU

O IPTU é um tributo obrigatório cobrado aos proprietários ou inquilinos de imóveis pelas prefeituras; sejam eles os proprietários de casas, prédios ou estabelecimentos comerciais nas cidades em qualquer construção em área urbana.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0