IPVA e IPTU 2021: Pagamentos dos impostos já começaram; confira prazos e valores

Neste mês, as cobranças do IPVA e IPTU de 2021 já começaram. São impostos cobrados a proprietários de imóveis e veículos, entenda as cobranças

Além das festas que comumente marcam a entrada de um novo ano, os brasileiros também se deparam com despesas que esvaziam os bolsos no começo do ano. Para isso, a população precisa se planejar financeiramente para arcar com os gastos que marcam o período, de material escolar a impostos. Neste mês de janeiro, as cobranças do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) de 2021 já começaram. São os impostos cobrados de proprietários de imóveis e de veículos.

IPVA e IPTU 2021: Pagamentos dos impostos já começaram; confira prazos e valores (Imagem: Reprodução/Google)

IPVA e IPTU 2021: Pagamentos dos impostos já começaram; confira prazos e valores (Imagem: Reprodução/Google)

Mesmo com esses impostos que já são cobrados anualmente, os valores podem ser reduzidos a depender das regras de cada gestão e do calendário de vencimento – no caso do IPVA.

Saiba como funciona o IPVA

Trata-se do tributo cobrado a donos de veículos que transitam por meio terrestre, sendo de responsabilidade dos estados e do Distrito Federal. O não pagamento do tributo pode gerar acréscimos moratórios e juros.

O valor do IPVA é calculado com base no preço dos automóveis e a taxa que deve ser paga pelos motoristas é de em média 3% do preço do bem, tendo como base publicações especializadas no assunto.

Para o cálculo do valor, é necessário saber as alíquotas de cada estado; o que faz necessário que o contribuinte se atente às informações da Secretaria da Fazenda correspondente à Unidade Federativa em que reside.

Leia mais: IPVA 2021: Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas já liberaram calendário de pagamentos

Cada Unidade Federativa tem liberdade de alterar benefícios, descontos e isenções. Assim como o cronograma, que também difere a depender do estado, no entanto, os estados seguem o final da placa de cada veículo. O número final da placa do veículo também determina a data limite para quitar as demais parcelas.

Em São Paulo, por exemplo, motoristas que efetuarem o pagamento do IPVA em cota única até o dia 7 de janeiro terão descontos de até 3% no valor do tributo.

Os valores pagos integralmente até o vencimento de fevereiro não terão o abatimento no valor do imposto; as demais formas de pagamento são de parcelamento, nos demais vencimentos das cotas de acordo com o número final da placa.

Entenda a cobrança do IPTU

O IPTU é um tributo obrigatório cobrado aos proprietários ou inquilinos de imóveis pelas prefeituras; sejam eles os proprietários de casas, prédios ou estabelecimentos comerciais nas cidades em qualquer construção em área urbana.

Todos os anos o valor sofre reajuste, mas há variação com o tempo, tamanho e valorização do imóvel, da região em que esteja localizado ou alguma possível mudança da legislação municipal.

Leia mais: Reduza 6% do valor do seu Imposto de Renda 2021 seguindo ESTE passo a passo

Os contribuintes podem optar pelo pagamento integral ou parcelado do imposto, no começo ou ao longo do ano, respectivamente; o número de parcelas pela quitação a longo prazo varia de uma localização para outra. Aqueles que optam pelo pagamento à vista podem conseguir descontos em cima do valor do imposto cobrado.

No Rio de Janeiro, a prefeitura irá conceder 7% de desconto para o pagamento em cota única para quitações feitas até o dia 5 de fevereiro.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0