IPVA 2021: Calendário de pagamento no Paraná começa segunda-feira (18)

O pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2021) no Paraná começa na próxima segunda-feira (18).

O pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2021) no Paraná começa nesta segunda-feira (18). De acordo com a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa), a data de vencimento da primeira parcela ou da parcela única vale para veículos com final de placa 1 e 2.

IPVA 2021: Calendário de pagamento no Paraná começa segunda-feira (18)

IPVA 2021: Calendário de pagamento no Paraná começa segunda-feira (18. (Imagem: Reprodução Jornal Hoje em Dia)

O vencimento dos pagamentos varia de acordo com a placa do veículo. O contribuinte que escolher o pagamento à vista tem desconto de 3%.

Quem quiser parcelar pode pagar em até cinco vezes. Nos anos anteriores, era possível parcelar o imposto apenas até três vezes.

Confira calendário do IPVA 2021 no Paraná

Neste ano, os boletos não serão enviados para as residências. Para emitir a guia de pagamento, é preciso acessar o site da Sefa, na opção “Consultar Débitos do IPVA” na aba de Serviços. É necessário informar o número do Renavam, que consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos.

Segundo o governo estadual, também é possível pagar o imposto nos caixas ou canais de atendimento do Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco, Sicredi, Banco Rendimento e Bancoop. O número do Renavam também precisa ser informado.

Leia mais: Consulta e pagamento do IPVA 2021 podem ser feitos pela internet; saiba como

Nos aplicativos, o procedimento também é similar. É necessário abrir a aba de pagamentos e encontrar a aba dedicada a veículos. Depois, procurar por “pagamentos” ou “impostos e taxas”. No app do Banco do Brasil, há a opção “Licenciamento / IPVA / DPVAT”.

Os veículos com final de placa 1 ou 2 iniciam os pagamentos à vista no dia 18 de janeiro; com final 3 e 4, no dia 19 e assim sucessivamente. Confira no calendário.

  • Final da placa 1 e 2 – pagamento em 18/01
  • Final da placa 3 e 4 – pagamento em 19/01
  • Final da placa 5 e 6 – pagamento em 20/01
  • Final da placa 7 e 8 – pagamento em 21/01
  • Final da placa 9 e 0 – pagamento em 22/01

Os pagamentos parcelados também iniciam na segunda-feira e seguem até dia 18 de maio, para veículos com final de placa 1 e 2 e 24 de maio para carros com final de placa 9 e 0. Confira abaixo.

IPVA 2021: Calendário de pagamento no Paraná começa segunda-feira (18)

IPVA 2021: Calendário de pagamento no Paraná começa segunda-feira (18). (Fonte: Sefa-PR)

O cálculo do valor do IPVA é feito com base no preço do veículo no mercado, entre os meses de setembro e outubro de 2019 e setembro e outubro de 2020.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0