Consulta e pagamento do IPVA 2021 podem ser feitos pela internet; saiba como

O calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2021) começa, tradicionalmente, em janeiro.

O calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2021) começa, tradicionalmente, em janeiro. Cada estado define os prazos de vencimento e os valores de alíquotas, em conformidade com a Secretaria da Fazenda. Obrigatório em todo o país, o IPVA pode ser consultado e pago pelo celular na maioria das localidades.

Consulta e pagamento do IPVA 2021 podem ser feitos pela internet; saiba como

Consulta e pagamento do IPVA 2021 podem ser feitos pela internet; saiba como. (Imagem: iStock/ Getty Images)

O método mais tradicional de pagamento é o boleto bancário ou carnê. Alguns estados disponibilizam o uso do Internet Banking em bancos autorizados e até enviam os documentos pelos Correios. Quem não recebe o boleto impresso, pode consultar os valores pelo celular.

Leia mais: IPVA 2021: Calendário de pagamentos e valores AC, AM, TO, RR, RO, AP, PA

Pagamento do IPVA 2021 pela Internet

Geralmente, a consulta do valor do imposto, das alíquotas e dos possíveis descontos para pagamentos à vista pode ser feita em duas plataformas: no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

O procedimento é semelhante: basta acessar a página referente ao IPVA e digitar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e a placa do veículo. Assim, é possível visualizar informações sobre débitos, prazos e formas de pagamento.

Cada estado e o Distrito Federal possuem seus respectivos calendários, com prazos estipulados de acordo com o número final da placa dos veículos e descontos que variam entre 10% e 5% na maioria das regiões. Em alguns estados, também é possível pagar o IPVA pelo Internet Banking do celular.

Leia mais: Em Tocantins, 300 MIL motoristas estão com o IPVA ATRASADO; saiba como regularizar

Banco do Brasil, Caixa Econômica, Itaú e Santander já oferecem áreas específicas nos aplicativos para o cadastro do Renavam do veículo, liberando o acesso aos débitos.

Por enquanto, os estados que disponibilizam essa função são: Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Pernambuco, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Nos aplicativos, o procedimento também é similar. É necessário abrir a aba de pagamentos e encontrar a aba dedicada a veículos. Depois, procurar por “pagamentos” ou “impostos e taxas”. No app do Banco do Brasil, há a opção “Licenciamento / IPVA / DPVAT”. Alguns estados possuem apps próprios que facilitam a pesquisa.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0