IPVA 2021: Calendário de pagamentos em Minas Gerais começa HOJE (18)

Hoje (18), o governo de Minas Gerais começa o calendário de pagamentos do IPVA 2021, o não pagamento gera multas aos contribuintes de até 20%

O calendário de pagamentos do IPVA 2021 (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) de Minas Gerais começa a ser válido a partir desta segunda-feira (18). Contribuintes que não quitarem o imposto poderão receber multas de acordo com a quantidade de dias em atraso de até 20% em cima do valor do imposto.

IPVA 2021: Calendário de pagamentos em Minas Gerais começa HOJE (18) (Imagem: Reprodução/Google)

IPVA 2021: Calendário de pagamentos em Minas Gerais começa HOJE (18) (Imagem: Reprodução/Google)

O calendário de pagamentos começa para proprietários de veículos com placas com final 1 e 2, e segue até março para todos os motoristas.

Para quitar o imposto junto ao estado, os donos de veículos podem realizar o pagamento em cota única com desconto até o vencimento da primeira parcela terão 3% de desconto.

Leia mais: IPVA 2021: Calendário de pagamentos e valores SP, RJ, MG e ES

Donos de veículos que pagaram em dia o imposto referente aos anos de 2019 e 2020 terão 3% de redução no valor do IPVA automaticamente pelo programa de Minas Gerais chamado “Bom Pagador”.

Aqueles que não realizarem o pagamento integral no primeiro dia de vencimento poderão parcelar o valor do IPVA 2021 em até 3 vezes, com vencimento final em março.

Além de juros calculados pela taxa referencial do Selix (Sistema Especial de Liquidação e Custódio), o não pagamento do IPVA nos prazos estabelecidos gera multa de 0,3% ao dia, até o 30º dia, e de 20% após o 30º dia.

Segundo informou o governo de Minas ao O Tempo, a base de cálculo do IPVA 2021 foi 4,12% menor do que a do imposto do ano anterior.

O IPTU é um tributo obrigatório cobrado aos proprietários ou inquilinos de imóveis pelas prefeituras; sejam eles os proprietários de casas, prédios ou estabelecimentos comerciais nas cidades em qualquer construção em área urbana.

Leia mais: Salário mínimo vai AUMENTAR? Entenda o que muda no INSS e seguro desemprego

Calendário de pagamentos do IPVA 2021

Final de placa: 1 e 2
Cota única/ primeira parcela: 18 de janeiro
Segunda parcela: 18 de fevereiro
Terceira parcela: 18 de março

Final de placa: 3 e 4
Cota única/ primeira parcela: 19 de janeiro
Segunda parcela: 19 de fevereiro
Terceira parcela: 19 de março

Final de placa: 5 e 6
Cota única/ primeira parcela: 20 de janeiro
Segunda parcela: 22 de fevereiro
Terceira parcela: 22 de março

Final de placa: 7 e 8
Cota única/ primeira parcela: 21 de janeiro
Segunda parcela: 23 de fevereiro
Terceira parcela: 23 de março

Final de placa: 9 e 0
Cota única/ primeira parcela: 22 de janeiro
Segunda parcela: 24 de fevereiro
Terceira parcela: 24 de março

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0