IPVA 2021 PE: Governo anuncia facilidade de pagamento do imposto veicular; veja como!

Em Pernambuco, condutores de veículos que estão com pagamento pendente do IPVA 2021 terão a oportunidade de quitar o débito

Em Pernambuco, condutores de veículos que estão com pagamento pendente do IPVA (Imposto de Propriedade de Veículos Automotores) terão a oportunidade de quitar o débito junto à Secretaria de Fazenda de Pernambuco. Em campanha, o órgão está enviando e-mail como lembrete para mais de 200 mil proprietários de veículos para recordá-los do pagamento do IPVA 2021.

IPVA 2021 PE: Governo anuncia facilidade de pagamento do imposto veicular; veja como! (Foto: Paulo Maciel/Detran-PE)

IPVA 2021 PE: Governo anuncia facilidade de pagamento do imposto veicular; veja como! (Foto: Paulo Maciel/Detran-PE)


De acordo com publicação do Detran-PE (Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco), a campanha dá ao proprietário a oportunidade de quitar seu débito e, assim, evitar o lançamento de notificação – cuja multa representa 100% do valor do IPVA atualizado. E recordam da Lei de nº 10.849, que dispõe sobre o IPVA:

Leia mais: Vereadores eleitos em Recife: Lista completa e atualizada (eleições 2020)

“A inobservância dos dispositivos desta Lei sujeitará o infrator às seguintes multas:
I – 100 % (cem por cento) do valor do tributo, devidamente atualizado, incluídos os acréscimos legais, na hipótese de procedimento fiscal de ofício; II – 5 % (cinco por cento) do valor venal do veículo, na hipótese de ocorrer fraude, dolo ou simulação no preenchimento de guias de recolhimento e de requerimentos de imunidade ou isenção”.

Como emitir os débitos do IPVA 2021

O órgão informou em nota que os débitos do IPVA podem ser emitidos diretamente no Portal do Detran-PE, neste link. Em seguida, é necessário informar a placa do veículo e clicar em “Consultar placa”, seguir com protocolo de verificação e, na sequência, “consultar débitos”.

Feito isso, deve-se clicar em “emissão de guia de pagamento” e informar o CPF ou o CNPJ do interessado. Basta clicar em “desdobramento de débitos” e selecionar o débito que deseja pagar – no final da página aparecerá a opção “imprimir débitos”.

CRLV DIGITAL

Com os débitos quitados e sanadas as possíveis restrições veiculares, os donos de veículos podem emitir o CRLV Digital (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). Basta baixar diretamente o CRLV Eletrônico (Digital) no celular e seguir as orientações para a emissão.

IPVA 

Cobrado anualmente aos donos de veículos brasileiros, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto que incide sobre veículos que transitam por meio terrestre e de responsabilidade dos estados e do Distrito Federal. O não pagamento do tributo pode gerar acréscimos moratórios e juros.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0