IPVA sem multa: Veja prazo para pagamento do imposto com final 9 e 0 em Salvador-BA

Proprietários de veículos devem estar atentos aos prazos de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A taxa para veículos com placas que terminam 9 e 0 podem ser pagas até 30 de setembro e 1º de outubro, respectivamente, segundo a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba).

IPVA sem multa: Veja prazo para pagamento do imposto com final 9 e 0 em Salvador-BA
IPVA sem multa: Veja prazo para pagamento do imposto com final 9 e 0 em Salvador-BA (Imagem: Ag. Brasil)

Os donos de veículos com placas de final 7 e 8 já tiveram os prazos encerrados. O pagamento pode ser feito em uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob. Para isso, é necessários levar o número do Renavam e consultar o valor.

Também é possível quitar o imposto por meio dos aplicativos do Banco do Brasil e do Bradesco, informando o número do Renavam. As informações poderão ser consultadas no site da Sefaz-Ba ou pela central de atendimento da secretaria, no 0800 071 0071.

Leia mais: IPVA 2020 RN: Governo prolonga calendário de pagamento

Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito também precisarão ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela. Já os débitos anteriores, que ainda não foram notificados, podem ser divididos em três vezes, juntamente com o IPVA 2020. O parcelamento, entretanto, não será permitido para quem perder o prazo da primeira cota.

Entenda a importância do IPVA

O imposto é cobrado anualmente de proprietários de veículos, com base no valor do bem. O IPVA pode ser pago juntamente com o seguro obrigatório e há opções para quitação à vista, com desconto, ou parcelado. Donos de veículos antigos, com mais de 10 anos, de veículos adaptados para portadores de deficiência, de taxis, carros diplomáticos, máquinas agrícolas e veículos com potência inferior a 50 cavalos são isentos do imposto.

O dinheiro arrecadado é dividido entre governos municipais e estaduais e voltado à manutenção e recuperação de rodovias. O pagamento do IPVA é obrigatório e seu débito pode acarretar multa e apreensão pela polícia. Em razão da pandemia, vários estados prorrogaram o pagamento do imposto 2020 e determinaram novas condições. No Maranhão, por exemplo,  o desconto será de 100% em multas e juros para pagamentos realizados à vista referentes a débitos atrasados de 2019 e anos anteriores.

Facebook Comments

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.