João Pessoa-PB avança em mais uma etapa de flexibilização; praias liberadas e horário do comércio ampliado

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, apresentou uma nova etapa do Plano Estratégico de Flexibilização na Capital.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, apresentou uma nova etapa do Plano Estratégico de Flexibilização na Capital. A continuidade da retomada de atividades econômicas inclui ampliação do funcionamento do comércio varejista e dos transportes públicos aos domingos e feriados, assim como liberação de praias e de som ao vivo em bares e restaurantes.

João Pessoa-PB avança em mais uma etapa de flexibilização; praias liberadas e horário do comércio ampliado

João Pessoa-PB avança em mais uma etapa de flexibilização; praias liberadas e horário do comércio ampliado. (Imagem: Secom/ JP)

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) garante que o retorno das atividades precisa respeitar as medidas de segurança em relação à pandemia para evitar o contágio pelo novo coronavírus. O Plano Estratégico também determina a suspensão de desfiles e eventos comemorativos de 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil.

Flexibilização de atividades com segurança

As medidas de liberação consideram o quadro evolutivo da Covid-19 na cidade e a estabilidade do número médio de casos diários. Além disso, baseiam-se na ocupação dos leitos de UTI, que chegou a 38% nesta semana, menor percentual desde o início da pandemia. A capital também tem registrado queda na média diária de óbitos.

O comércio varejista poderá funcionar das 9 às 17 horas, a partir de amanhã (21). Os estabelecimentos devem respeitar as normas sanitárias previstas em decretos anteriores, como o uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool gel e distanciamento. Shopping centers e centros comerciais do Bairro dos Estados também poderão modificar o horário de atendimento, das 10 às 18 horas.

Leia mais: Romero Rodrigues autoriza nesta quarta (19) a retomada do comércio em Campina Grande-PB.

A nova etapa da flexibilização autoriza o uso de banho de mar e da faixa de areia nas praias de João Pessoa, assim como a prática esportiva nestes locais. O transporte público coletivo poderá voltar a circular aos domingos e feriados para o público em geral. Nos bares e restaurantes, a realização de apresentação musical ao vivo individual fica autorizada, com distanciamento do público e cumprimento de medidas sanitárias.

Os pontos turísticos de João Pessoa serão reabertos a visitação e os restaurantes localizados dentro de shoppings ou centros comerciais poderão funcionar até 22 horas. Eventos sociais e casas de festas e eventos privados estão autorizados com restrição a 50% da capacidade dos locais, observando exigências estabelecidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0