Justiça anuncia suspensão da biometria nestas eleições 2020

Suspensão da biometria nas eleições 2020 foi anunciada pela Justiça Eleitoral, checagem biométrica gastaria tempo do eleitor para votar. 

Uso da biometria foi suspensa pela Justiça Eleitoral nas eleições 2020. O sistema de identificação de identidade poderia gerar mais filas de eleitores nas seções. De acordo com o portal G1, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) realizou um levantamento estatístico em que foi apontado a demora nas filas; a checagem biométrica gastaria mais da metade do tempo do eleitor para votar. 

Justiça anuncia suspensão da biometria nestas eleições 2020 (Foto: Google/Reprodução)

Justiça anuncia suspensão da biometria nestas eleições 2020 (Foto: Google/Reprodução)


Também foi levado em conta que, nas eleições de 2020, serão feitas apenas duas escolhas, uma para prefeito e outra para vereador.

Segurança contra pandemia

Além do tempo de espera mas filas, o TSE também justificou a decisão por conta da redução dos pontos de contato dos eleitores com objetos e superfícies.

A dispensa de identificação biométrica foi decidida ainda em julho pelo presidente do TSE, Luís Barroso. Ele consultou médicos do Hospital Sírio Libanês, da Fundação Fiocruz e do Hospital Albert Einstein. Neste ano, segundo o portal G1, 119,7 milhões de eleitores estariam aptos a votar pelo sistema de biometria.

Leia mais: Eleições 2020: Veja quais são as funções do vereador da SUA cidade

Na consulta com os infectologistas, foi apresentado que a identificação pela digital pode aumentar as chances de infecção, devido o leitor biométrico não poder ser higienizado com frequência.

“O aumento de aglomerações, uma vez que a votação com biometria demora mais do que a com assinatura no caderno de votações. Muitos eleitores têm dificuldade com a leitura das digitais, o que aumenta o risco de formar filas”, esclareceu ao portal.

Medidas de proteção nas eleições 2020

Segundo o portal G1, a Justiça Eleitoral tomou as medidas listadas abaixo para evitar contágios:

Aumentou em uma hora o tempo da votação;
Dispensou mesários com mais de 60 anos;
Treinou os mesários por transmissões;
Fornecerá máscaras, viseiras e álcool em gel para os mesários;
Obrigará o uso de máscaras dos eleitores;
Fornecerá álcool em gel nas seções eleitorais;
Organizará do fluxo de votação, com distanciamento de filas.

Sistema biométrico 

Desde 2008 a Justiça Eleitoral vem implementando a identificação por biometria. Nas últimas eleições, em 2018, 87 milhões de eleitores estavam cadastrados. Em março deste ano, o TSE parou de fazer a coleta dos dados biométricos.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0