Manaus AM aguarda vacinas para aplicar terceira dose contra a Covid-19

Secretária municipal de Saúde de Manaus, Shádia Fraxe, falou durante um evento sobre a possibilidade da terceira dose contra a Covid-19.

Secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, falou durante um evento sobre a possibilidade de a capital aplicar a terceira dose contra a Covid-19. No entanto, informou que o objetivo em Manaus é conseguir fechar o ciclo atual.

Manaus AM aguarda vacinas para aplicar terceira dose contra a Covid-19

Manaus AM aguarda vacinas para aplicar terceira dose contra a Covid-19 (Imagem: Marcelo Camargo/Reprodução: Agência Brasil)

Na manhã da última quarta-feira, 25, o Ministério da Saúde anunciou que a terceira dose, ou dose de reforço, será oferecida em todo o país.

A especulação quanto a essa questão já acontecia há alguns dias.

Nesse sentido, a secretária municipal de Saúde de Manaus, Shádia Fraxe, afirmou que a capital do Amazonas vai ofertar esse reforço apenas após a conclusão do ciclo de vacinação atual.

Ou seja, antes de iniciar a terceira dose, toda a população terá acesso às duas primeiras.

Além disso, ela afirmou que depende do recebimento de mais doses para aplicação do reforço.

“A questão da terceira dose, ou dose de reforço, ainda estamos dependendo primeiramente da disponibilidade de doses.

Vamos priorizar os grupos onde será começado isso. Ainda não temos uma definição, essas reuniões vão acontecer juntamente com a Fundação de Vigilância em Saúde. Já foi tratado um assunto em relação com o Ministério da Saúde, em breve nós anunciaremos”, disse a secretária.

Leia mais: Em Macapá, famílias são retiradas de área pública invadida na Zona Norte

Segunda dose em Manaus

Para a secretária, a grande questão é que muitos manauenses não estão indo receber a segunda dose, ou seja, estão com o ciclo de vacinação incompleto.

Atualmente, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, Manaus já registra o número de 37.032 mil que já passaram do prazo de receber a segunda dose, mas ainda não procuraram a imunização.

“Deixo um apelo para as pessoas que perderam o seu prazo. Temos tantos postos espalhados pela cidade, a variante Delta já foi identificada na nossa cidade, é uma preocupação, estamos nos precavendo, que a população complete seu esquema vacinal“, pediu a secretária.

Na tentativa de mobilizar e atender a essas pessoas, no próximo sábado, 28, às 9h vão acontecer mutirões de vacinação na:

  • Arena da Amazônia;
  • Centro de Convenções Vasco Vasques (primeira etapa);
  • Sambódromo.

Continue acompanhando O Norte e fique bem informado.

Jamille Novaes
Escrito por

Jamille Novaes

Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0