Nordeste Acolhe: Como funciona programa que irá acolher órfãos da COVID-19?

Crianças órfãs pela COVID-19 serão atendidas pelo Nordeste Acolhe. Programa deve pagar R$ 500 para cada criança que perdeu os pais.

Crianças órfãs pela COVID-19 devem ser atendidas pelo Nordeste Acolhe. Programa deve pagar R$ 500 para cada criança que perdeu os pais por conta da doença!

Nordeste Acolhe: Como funciona programa que irá acolher órfãos da COVID-19?

Nordeste Acolhe: Como funciona programa que irá acolher órfãos da COVID-19? (Imagem/Reprodução: Notícias Concursos)

Um estudo recente publicado na Revista Cientifica Lancet e divulgado pela Folha de São Paulo mostra que pelo menos 130.363 crianças ficaram órfãs no país com consequência da Covid-19. O número só é menor que o do México.

Sendo assim, pensando nas crianças que perderam os pais por conta da COVID-19, os governadores do Nordeste se uniram e criaram o Nordeste Acolhe.

Como vai funcionar o Nordeste Acolhe?

A ideia é oferecer às crianças uma ajuda de custo, pois, elas acabaram perdendo os seus responsáveis. Cada governador terá que fazer o encaminhamento direto à Assembleia Legislativa com a sua proposta para o programa.

No entanto, alguns elementos devem ser em comum entre eles, por exemplo, o público atendido e também o valor.

Para o presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias essa ação mostra o cuidado dos governadores com os mais vulneráveis diante da pandemia.

Esse é um compromisso não apenas social, mas uma preocupação com os efeitos pós-Covid. É claro que vamos cuidar de forma mais ampla na área social, buscando a geração de emprego e renda, as condições de manutenção do auxílio emergencial e a ampliação de investimento, mas há uma condição particularmente especial que atingiu mais de 500 famílias no nosso estado, e essas famílias terão acolhimento por parte do estado e do Consórcio”, afirmou Dias.

A minuta do projeto já está aprovada pela Câmara Técnica da Área Social, coordenada pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

Caso seja aprovada, o Nordeste Acolhe deve ser iniciado já no mês de agosto.

Leia mais em: Recife libera vacinação contra COVID-19 para pessoas a partir dos 31 anos

Por que o projeto é tão importante?

O pós-pandemia pode ser um momento muito difícil para todos, especialmente para as crenças que perderam seus pais.

O projeto é importante, pois, vai oferecer a essas crianças condições dignas, mesmo com a perda.

Para os cientistas as medidas são extremamente necessárias, já que “chegaremos ao fim da pandemia, mas os órfãos dela existirão para sempre”.  

Jamille Novaes
Escrito por

Jamille Novaes

Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0