Pandemia: Para fugir da crise, shoppings de PE lançam plataforma de venda online

Shoppings na Região Metropolitana do Recife, decidiram criar plataformas digitais para que clientes possam acessar lojas virtuais. Desde o início da pandemia, foi preciso adaptar-se os sistemas virtuais, não somente na área comercial mas também em todos os âmbitos.

Pandemia: Para fugir da crise, shoppings de PE lançam plataforma de venda online
Pandemia: Para fugir da crise, shoppings de PE lançam plataforma de venda online (Foto: Reprodução Google)

O processo de transformação digital já vinha acontecendo aos poucos, mas com a chegada do vírus, acabou sendo acelerado. Por isso, algumas empresas e shoppings centers da RMR encontraram uma saída para melhor atender os clientes.

Mesmo com a retomada das atividades, as plataformas digitais ainda são uma realidade e a expectativa é que cresça ainda mais.

Na cidade de Jaboatão dos Guararapes, o Shopping Guararapes investiu cerca de R$5 milhões para a criação da nova plataforma de venda. No site, diversas lojas estão com a vitrine virtual disponível e ainda é disponibilizado o serviço de entregas em domicilio.

O cliente tem ainda a opção de escolher retirar o produto no local. Para alguns bairros próximos, como Candeias e Barra de Jangada o serviço de entregas estará sendo gratuito, nesse primeiro momento.

O objetivo é que mesmo com a retomada das atividades, as aglomerações sejam evitadas e possam auxiliar na contenção da Covid19 no estado. A expectativa é que as plataformas possam ser utilizadas a partir do mês que vem.

Leia mais: Governo de Pernambuco divulga 30 vagas de emprego; salários ultrapassam R$4 mil

Mais shoppings que disponibilizam a plataforma nesta pandemia

A plataforma digital RioMar Online, referente ao shopping localizado no bairro do Pina, é também uma iniciativa para a realização de vendas onlines.

O site funciona como uma vitrine, e cerca 5.000 produtos estão sendo ofertados. O aplicativo está disponível para dispositivos androids e iPhone.

O shopping Patteo em Olinda e o shopping Recife localizado no bairro de Boa Viagem, também estão utilizando da tecnologia para promover as lojas.

Criada no mês de abril, em razão das medidas restritas de isolamento social, os canais de vendas foram crescendo, e facilitando a comunicação entre os clientes e os lojistas. Estão sendo expostos cerca de 600 itens, e para realizar a compra é preciso acessar o site Vitrine Virtual.

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.