Passo a Passo para solicitar a Aposentadoria por Invalidez

Ainda não sabe como solicitar a Aposentadoria por Invalidez? Então, clique aqui e veja um passo a passo detalhado. Confira!

A Aposentadoria por Invalidez é um benefício previdenciário, pago pelo INSS aos trabalhadores que não podem mais exercer atividades laboratoriais. Isso porque, ficaram incapacitados devido alguma doença grave ou acidente. 

É importante destacar que esse benefício é pago aos trabalhadores contribuintes do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Porém, também vale ressaltar que a Aposentadoria por Invalidez depende da avaliação de um médico, onde influencia na decisão. 

Mas quais são os requisitos e como solicitar o benefício? Para responder essa pergunta, o Jornal Norte trouxe este conteúdo, com tudo que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe até o final e confira!  

Quais são os requisitos para solicitar o benefício previdenciário?

Existem algumas regras estabelecidas pela legislação previdenciária, que precisam ser cumpridas. Por isso, é importante ficar atento aos principais requisitos para a solicitação do benefício. Contudo, vale ressaltar que eles são válidos para homens e mulheres. 

  • Comprovação da incapacidade definitiva para qualquer trabalho;
  • Impossibilitado de reabilitação para outra função;
  • Ter qualidade de segurado;
  • Estar recebendo benefício previdenciário (exceto Auxílio-Acidente);
  • Possuir carência mínima de 12 meses de contribuição.

No entanto, para toda regra, há uma exceção, certo? E neste caso, não é diferente. Saiba que a contribuição de 12 meses pode ser isenta em casos de incapacidade ocasionada por acidente de trabalho ou pelas doenças incluídas por Lei, como: hanseníase, câncer, cegueira, tuberculose ativa, entre outras.

Lembrando que a lista de doenças é elaborada pelo Ministério da Saúde e, também, pela Previdência Social. Vale ressaltar que ela é atualizada a cada 3 anos, sendo possível inserir ou retirar alguma das condições. 

Por isso, é essencial dar atenção a todas as regras sobre quem tem direito ou não ao benefício previdenciário. 

A Aposentadoria por Invalidez é definitiva?

Saiba que o benefício da aposentadoria dura até quando persistir a incapacidade do trabalhador. Isso porque, a cada dois anos, o INSS realiza uma perícia para avaliar as condições do beneficiário. 

O objetivo é atestar se determinada pessoa ainda continua incapacitada totalmente para exercer qualquer função de trabalho ou cargo. Contudo, caso não haja nenhuma mudança na condição, o benefício permanece sendo pago ao trabalhador. 

No entanto, existem alguns casos que não estão inseridos nesse processo de avaliação. Isso porque, estão respaldados pela lei. Sendo assim, essa exceção é válida às pessoas maiores de 60 anos, ou  55 anos e tenham 15 anos de benefício por incapacidade. 

Além disso, portadores de HIV/AIDS também estão inclusos nesta última regra. Porém, vale ressaltar que se for identificado alguma legalidade, o benefício para de ser pago aos primeiros grupos 

Documentos necessários para solicitar a Aposentadoria por Invalidez

Para dar entrada no processo, é necessário apresentar alguns documentos. Não é muito diferente das outras modalidades, mas é importante dar bastante atenção e ter cuidado na hora de reunir toda a documentação. 

É fundamental ter em mãos os principais documentos: 

  • Documento de identificação;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho;
  • Comprovante de residência;
  • Extrato do CNIS;
  • Laudos médicos;
  • PIS/PASEP;
  • Carnês de contribuição facultativa ou individual;
  • Exames;
  • Atestados;
  • Declarações médicas;
  • Receituários.

Ao solicitar o benefício da Aposentadoria por Invalidez, é fundamental apresentar os documentos que vão comprovar a sua incapacidade. Então, muita atenção durante todo o procedimento. 

Passo a Passo de como solicitar a Aposentadoria por Invalidez

Então, o processo requer bastante atenção nas etapas, isso porque, ele envolve outros indivíduos na sua solicitação. 

O primeiro passo é agendar uma perícia médica no Portal MEU INSS, ou você pode ligar para o número 135. O mais recomendado é realizar pela internet, pois é possível gerar um comprovante. 

Em seguida, um médico perito do INSS irá avaliar você e atestar qualquer incapacidade. Ele será responsável por informar à Previdência sobre o tipo de doença e o tempo necessário do afastamento. 

Por fim, outra informação importante é que no dia da perícia, é necessário apresentar documentos, como: exames clínicos, laboratoriais, exames de imagem, receitas médicas, boletim de entrada no hospital e atestados de consultas.

Existe idade mínima para solicitar o benefício? 

Não há idade mínima definida para solicitar a Aposentadoria por Invalidez. O principal requisito é que o trabalhador tenha contribuído com 12 meses para a Previdência Social, além de possuir incapacidade de trabalhar. 

A Aposentadoria por Invalidez é um benefício previdenciário que necessita de bastante atenção, principalmente na hora de solicitar. Também existem outras modalidades, que podem ser solicitadas por você. Conheça mais sobre elas! 

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0