Uma pesquisa eleitoral divulgada na semana passada aponta Hildon Chaves (PSDB) como candidato preferido dos eleitores de Porto Velho. Ele é o atual prefeito e busca a reeleição. A capital tem outros 15 candidatos que também foram citados pelos eleitores. Confira os percentuais para as eleições .

Candidatos favoritos à prefeitura de Porto Velho nestas eleições
- Hildon Chaves (PSDB): 23% das intenções de voto
- Vinicius Miguel (Cidadania): 12%
- Cristiane Lopes (Progressistas): 9%
- Dr. Breno Mendes (Avante): 7%
- Lindomar Garçon (Republicanos): 6%
- Coronel Ronaldo Flores (Solidariedade): 5%
- Williames Pimentel (MDB): 4%
- Sargento Eyder Brasil (PSL): 3%
- Leonel Bertolin (PTB), Pimenta de Rondônia (PSOL), Ramon Cujuí (PT) e Samuel Costa (PCdoB): 1% cada
Os candidatos Edvaldo Soares (PSC) e Ted Wilson (PRTB) não chegaram a pontuar e o candidato Geneci Gonçalves (PSTU) não foi citado. Além disso, 16% dos entrevistados pretendem votar em branco ou anular o voto e 10% preferiram não responder ou ainda não decidiram. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
O atual prefeito Hildon de Lima Chaves foi promotor do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e se candidatou pela primeira vez em 2016, quando venceu no segundo turno.
O levantamento foi realizado por telefone, seguindo os protocolos de segurança em relação à pandemia de Covid-19. Dessa forma, não representa o eleitorado como um todo, pois há uma parcela que não possui aparelho telefônico para participar.
Leia mais: Pesquisa para prefeito de Manaus 2020: Veja quem é o candidato FAVORITO das eleições
Em relação aos índices de rejeição, o mais citado foi Lindomar Garçon, com 49%. Outros 34% falaram o nome de Hildon Chaves. Depois, aparecem Williames Pimentel (26%), Pimenta de Rondônia (25%) e Cristiane Lopes (18%).
Dr. Breno Mendes (Avante) e Sargento Eyder Brasil (PSL) foram citados por 14% dos entrevistados. Coronel Ronaldo Flores (Solidariedade) tem rejeição de 13%; Samuel Costa (PC do B) de 12%; Ted Wilson (PRTB) de 11%; Ramon Cujuí (PT) e Vinícius Miguel (Cidadania) de 10% e Edvaldo Soares (PSC), Geneci Gonçalves (PSTU) e Leonel Bertolin (PTB), de 9%.
Os entrevistados puderam citar mais de um candidato, por isso os resultados somam mais de 100%. A pesquisa ouviu 504 eleitores entre 12 e 14 de outubro. O nível de confiança utilizado é de 95%.

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.