Prefeito de Salvador anuncia previsão da reabertura gradual do comércio na cidade

O prefeito de Salvador, ACM Neto disse, anunciou a retomada das atividades do comércio para a próxima semana, depois de cinco meses.

O prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou a retomada das atividades econômicas para a próxima semana. Em entrevista coletiva durante a inauguração de um gripário em Valéria na quinta-feira (16), ele afirmou que o principal critério para avaliar a reabertura do comércio é a diminuição das taxas de ocupação de leitos de UTI.

Prefeito de Salvador anuncia previsão da reabertura gradual do comércio na cidade

Prefeito de Salvador anuncia previsão da reabertura gradual do comércio na cidade . (Imagem: Google)

As atividades comerciais não essenciais em Salvador estão suspensas desde março, no início da pandemia. Segundo ACM Neto, o maior desafio a ser enfrentado para garantir a retomada da economia ainda no mês de julho é a ampliação de leitos. Na quarta-feira (15), da taxa de ocupação chegou a 77%.

Até semana que vem novos leitos devem estar em funcionamento na capital, sendo 25 no hospital de campanha da Arena Fonte Nova. O município recebeu um lote com 100 respiradores na última semana.

Leia mais: Conheça os principais candidatos a prefeito de Salvador nas eleições 2020

O prefeito também afirmou que a reabertura será feita com muita responsabilidade para que não seja preciso voltar atrás. O uso de máscaras de proteção no trânsito, transporte público municipal e ambientes de trabalho é obrigatório em Salvador desde abril. Se a retomada do comércio for confirmada, outras medidas de segurança devem ser anunciadas nos próximos dias.

Novas estruturas para a Saúde

O Gripário inaugurado no bairro Valério é quarto em Salvador. A unidade médica com 24 leitos vai funcionar 24 horas, todos os dias da semana, recebendo pacientes com síndromes gripais.

A ideia, segundo ACM Neto, é liberar os leitos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais para o tratamento da Covid-19 e outras enfermidades.

O investimento foi de aproximadamente R$ 6,14 milhões. A unidade será mantida por tempo indeterminado, enquanto for necessária para o enfrentamento da pandemia.

O gripário terá 111 profissionais trabalhando, sendo 16 enfermeiros assistenciais, um enfermeiro supervisor, uma assistente social, três fisioterapeutas, 35 técnicos de enfermagem assistencial, 14 médicos intensivistas plantonistas, dois médicos diaristas, quatro maqueiros, quatro auxiliares de farmácia, e outros colaboradores da parte administrativa.

A Bahia acumula 116.373 casos confirmados de Covid-19 e 2.693 óbitos. Em Salvador, são 45.411 casos da doença e 1.770 mortes. Os dados são do boletim da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), divulgado na quinta-feira (16).

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0